Mãe de Agnes (Elizabeth Savalla) e Débora (Ana Lúcia Torre), Adelaide (Walderez de Barros) é uma senhora simpática, porém triste por conta dos problemas na vida. Afinal de contas, ela já perdeu a neta Luna (Liliana Castro), além disso, é obrigada a lidar com a ambição da filha Débora e da neta Cristina (Flávia Alessandra ), a quem lhe proporciona bastante desgosto.
Nos próximos capítulos de 'Alma Gêmea ', por exemplo, Adelaide dirá com todas as letras que Cristina não será feliz no casamento com Rafael (Eduardo Moscovis ), fazendo a loira tratá-la muito mal.
Ao longo da história, Adelaide aparecerá viva, mas as pontadas no coração e as fraquezas, sensações normais devido à idade avançada e as questões familiares, deixarão a família bastante temerosa com a saúde da idosa.. No entanto, Adelaide não aparecerá na terceira fase da novela, que ocorrerá em 2006, momento do último capítulo em que mostrará os personagens mais velhos.
Vale lembrar que a novela de Walcyr Carrasco se passa, inicialmente, na década de 20 e, em seguida, na de 40. As cenas no século XXI ocorrem no capítulo final, momento em que é narrado os desfechos dos personagens na fase atual, consequentemente após a morte de Rafael (Eduardo Moscovis ) e Serena (Priscila Fantin ).
Nesta fase, Agnes surgirá mais velha, com cabelos brancos, ao lado do marido Ciro (Michel Bercovitch), sendo a única sobrevivente da família, uma vez que a personagem de Ana Lúcia Torre já terá morrido envenenada.
Mesmo assim, Adelaide deixará sua fortuna para pessoas queridas. A herança de Serena será transferida para Felipe (Sidney Sampaio ) e para Terê (Davi Lucas/ Angelo Antônio).