A novela 'Alma Gêmea' estreou na última semana no Vale a Pena Ver de Novo e trouxe uma polêmica interessante, que percorre desde 2005, ano de sua exibição original.
Um dos momentos mais importantes da trama é quando Luna (Liliana Castro) morre após levar um tiro de Guto (Alexandre Barillari). A bailarina pede para reencarnar e, isso, acontece instantaneamente com o nascimento de Serena (Priscila Fantin).
Em entrevista para o Splash, Vera Millano, diretora da área doutrinária da FEESP (Federação Espírita do Estado de São Paulo), considera que, na maioria das vezes, o intervalo é longo, e não instantâneo como aconteceu com as protagonistas.
"A Doutrina Espírita, através da obra 'O Livro dos Espíritos', no capítulo referente à Vida Espírita, revela-nos que o tempo entre uma encarnação e outra é imprevisível, pois cada Espírito traz suas experiências, vivências e necessidades."
"Este intervalo entre uma reencarnação e outra pode ser curto, mas, na maioria das vezes, envolve intervalos mais ou menos longos. Mas, cedo ou tarde, o Espírito terá oportunidade de recomeçar uma nova existência para dar continuidade ao seu aprendizado e evolução, intelectual e moral.", continua ela.
Para o Espiritismo, o espírito é ligado ao corpo desde a concepção, ou seja, quando o espermatozoide fecunda o óvulo. Na novela, por exemplo, seria impossível que Serena estivesse sem alma enquanto era gestada por sua mãe.
"Esta união é definitiva, isto é, outro Espírito não poderá substituí-lo. Considerando o período necessário de gestação, será impossível ao Espírito encarnar em outro corpo, no mesmo período, o que torna impossível que ele possa deixar um corpo pela sua morte e, imediatamente, encarnar em outro que está nascendo", define Vera.
Como referência, a novela 'A Viagem ', exibida no Viva, trata mais detalhadamente do mesmo assunto. Logo, é possível reparar na diferença de abordagem, uma vez que Alexandre (Guilherme Fontes ) morre com ódio e vai para o limbo, somente no final da novela, após passar por um processo de 'lavagem de alma' que ele tem nova chance de reencarnação.