O óleo de coco é muito conhecido por seus benefícios na alimentação e também por ser muito usado para nutrir os cabelos. Porém, o óleo vegetal também é ótimo para ser usado na pele, sabia? Quem explica mais detalhes é a dermatologista Karla Lessa, mostrando como usar o óleo de coco para potencializar a sua rotina de skincare. Saiba mais!
Para quem sofre de pele ressecada, o óleo de coco é um perfeito aliado para ser usado no corpo e no rosto, já que mantém a região e sem obstruir os poros. Mas nada de sair usando sem orientação! "Além da propriedade hidratante, ele também possui propriedades antissépticas (antibacterianas e antifúngicas), mas deve ser usado com moderação e indicação médica. Em alguns casos, ajuda na melhora ou também pode piorar a acne", conta a especialista. No corpo, a melhor forma de usá-lo é logo após o banho, para uma hidratação poderosa.
Produtinho multifuncional, o óleo de coco também atua como demaquilante, muito indicado como cleansing oil e para fazer a limpeza diária do rosto. "Na pele oleosa, após aplicá-lo no rosto com essa finalidade, ele deve ser completamente removido depois com um sabonete específico, para evitar a obstrução dos poros e, consequentemente, o surgimento de cravos e espinhas", alerta Karla.
Para quem sofre com olheiras, em especial as que são causadas por ressecamento e falta de hidratação, o óleo de coco é ideal. De acordo com dermatologista, no entanto, para as manchas mais escuras, como as vasculares, o óleo vegetal não influencia na melhora. A profissional também indica o óleo de coco para esfoliar os lábios. "Devido ao seu alto poder de hidratação, é um ótimo esfoliante, usado em conjunto com um pouco de açúcar na região. Pode ser usado 2 vezes na semana".
Quem nunca exagerou no sol e ficou com leves queimaduras na pele? Pois, nesses casos, invista no óleo de coco para aliviar a sensação de ardência. "Ele pode ser aplicado no local, logo após o banho. Ele hidrata e acalma a pele, dando uma sensação de alívio", finaliza.
(Por Marina Couto)