Quem nunca fez uma dieta da moda para emagrecer de forma rápida? O problema é que, além de arriscadas, essas dietas mais restritivas não costumam funcionar e, mais ainda, podem fazer você ganhar os quilinhos que tanto quer perder. Por isso, o jeito é investir em um estilo de vida mais saudável, para que você consiga ter e manter o corpo que deseja. Quem vai te ajudar é o especialista em treino e nutrição Lushano Forssman, com dicas para você começar já!
Escrever em um caderno ou em post-its seus objetivos pode ser uma ferramenta eficiente para você não perder a motivação. "Primeiro, a pessoa precisa descobrir porque quer mudar o corpo. Quer se sentir mais forte? Melhorar a aparência? Combater o envelhecimento? Ter mais energia?", questiona o expert. Tenha seus objetivos sempre à vista para não desanimar
Quando estamos estressadas, comer acaba se tornando um válvula de escape para aliviar a tensões e as opções nem sempre são as mais saudáveis. "Ao invés de ceder à reação instintiva de pegar alguma comida nociva, aconselho tentar outras estratégias para relaxar", pontua a especialista. "Pode ser uma rápida caminhada enquanto faz alguns exercícios de respiração, ouvir a playlist favorita, enviar uma mensagem para um amigo". Vai te ajudar a relaxar mais!
Dietas radicais, contar calorias a cada refeição, ficar se pesando o tempo todo... Esse estilo de vida cheio de pressão pode pôr em risco sua saúde mental e física. Para Lushano, as pessoas devem pensar primeiro em como uma boa alimentação e exercícios trazem mudanças mais positivas para o corpo. "Está se sentindo mais leve? A postura está melhor? Depois do trabalho, se sente mais energizado do que antigamente? O desejo por açúcar diminuiu?", pontua. Ele também afirma que se concentrar em perceber os efeitos positivos dos novos hábitos saudáveis é um caminho para mantê-los.
Sabe por que as dietas milagrosas não funcionam? Porque ter e manter um corpo saudável e forte leva tempo. "Começar com pequenos passos é importante porque vai definir um ciclo de saúde positivo em movimento, que cresce com o tempo até se tornar rotineiro". Quer alguns exemplos? Troque a sobremesa diária por frutas e experimente movimentar o corpo com uma caminhada no intervalo do almoço. Pequenas trocas no dia a dia, sem sofrência, podem te ajudar muito!
(Marina Couto)