O reencontro entre Maria Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) vai ser antecipado na novela "Velho Chico". Essa é outra mudança na trama das nove que não tem mais Edmara Barbosa no time de autoras. No folhetim, o agricultor procura pela ex-namorada da juventude em sua fazenda no meio da madrugada. Ao vê-lo na porteira, a filha de Afrânio (Antonio Fagundes) corre de imediato em sua direção e cogita fugir com ele, subindo em seu cavalo.
Cícero (Marcos Palmeira), responsável pelo atentado a Santo, acaba atrapalhando o casal. Um pouco antes de rever seu amor de juventude, de quem acabou engravidando, Tereza confessa a Doninha (Suely Bispo) ainda ser apaixonada pelo rival de seu pai. Lamentando, diz que esse amor não morre e, por isso, só pode ser um castigo para ela. Ao mesmo tempo, o fazendeiro admite estar incomodado com a presença da ex na cidade, em conversa com Bento (Irandhir Santos).
"Com o pensamento em Tereza, cheio de desejos e saudades. Ao redor as belezas desse amanhecer, ele chega junto dos morões da fazenda. Derrama os olhos sobre a casa. Reduz a marcha, fitando a varanda da casa dos de Sá Ribeiro, quase detendo o passo. Percebe o tamanho da bobagem que faz", aponta o roteiro entregue aos atores. "Isso não tá certo, Santo. Ocê não tinha nada que vir bulir com essa gente", diz o pai de Miguel (Gabriel Leone), apaixonado por Olívia (Giulia Buscacio), sua irmã por parte de Santo.
'Conteceu alguma coisa?', diz Cícero ao flagrar Tereza na escada da fazenda
Em seguida, o público vê a luz da varanda da fazenda de Afrânio se acendendo. Assim que clama a Nossa Senhora para ter arracando do peito o amor que sente pelo irmão de Bento, Tereza surge no local. "Eu não acredito no que tô vendo. Eu não acredito nisso. É ele, minha Nossa Senhora. É ele! O que é que ele tá fazendo aqui?", questiona para si mesma a filha de Afrânio ao descer as escadas, sem fôlego.
E é aí que Cícero se intromete para defender Tereza. "O que a patroa tava fazendo em pé hora dessas? Se quisé saí, patroa chame que vô mais ocê. Esses caminho, às veiz, pode num sê de todo seguro", diz o jagunço, a essa altura já humilhado pelo patrão por atentar contra a vida de Santo. Ao ouvir o empregado, Tereza para de descer as escadas. "Conteceu alguma coisa? Posso perguntá o que foi que lhe roubô o sono? Saudade de vosso marido?, acrescenta com um pouco de ironia.
'É uma diaba!', dispara o fazendeiro
Temendo uma tragédia e que Santo seja visto, a filha de Afrânio concorda. Ela volta para casa e se entristece ao saber que o irmão de Bento não está mais no local. "Cícero a observa entrar e, então, torna para onde estava Santo. Ele não está mais ali. Cícero parece sentir seu cheiro no ar", diz o roteiro. "Ela voltô pra tirá o meu sossego! Voltô pra me me tirá o pôco sossego que eu tinha! Ela é uma diaba! Uma diaba", esbraveja Santo já longe da fazenda, segurando as lágrimas.
Ao mesmo tempo, Tereza também chora, mas no seu quarto. "Eu não consigo te esquecer, Santo! Por que, depois desses anos todos, eu não consigo sequer te esquecer?", afirma. Outras mudanças na novela estão previstas em virtude do derrame sofrido por Umberto Magnani, intérprete do padre Romão.
(Por Guilherme Guidorizzi)