Não será só Martim (Lee Taylor) a deixar a fazenda dos de Sá Ribeiro na novela "Velho Chico". Cansada das brigas da família e da apatia de Afrânio (Antonio Fagundes), que se submete as chantagens do coronel Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), Iolanda (Christiane Torloni) decide que chegou a hora de abandonar a casa e desistir de lutar por seu casamento. Os confrontos diários, aos poucos, desgastam a cantora, até que ela afirma para Dalva (Mariene de Castro) que não suporta mais viver aquela realidade e resolve fazer as malas.
De acordo com o colunista Daniel Castro, a reaproximação do Saruê com o genro Carlos fará com que a convivência da família fique cada vez mais complicada. Iolanda confronta o patriarca para convencê-lo a expulsar da casa o marido de Tereza (Camila Pitanga), que a tem ameaçado para separá-la de Santo (Domingos Montagner), mas não tem êxito. A amizade também fará com que o filho caçula do ex-coronel de Grotas deixe a cidade para morar nos Estados Unidos - o que, para a cantora, será um alívio, já que ela teme que o deputado sem escrúpulos e agressivo possa ferir o rapaz.
"Você não se acertou com o seu filho, mas, pelo menos, com seu genro as coisas se resolveram", diz Iolanda, criticando o marido. "Você não botô 'teu filho' pra correr daqui, como disse que ia fazê", retruca, antes de saber que o fotógrafo decidiria, por conta própria, partir. Depois da discussão, ela deixa o fazendeiro no escritório e passa a ser alfinetada por Encarnação (Selma Egrei), parceira de Bento (Irandhir Santos) no plano de destruir o deputado. A sogra dirá que ela não é tão forte quanto um integrante da família de Sá Ribeiro.
Iolanda tenta reconciliar Afrânio e Martim
Assim como fez Encarnação, Iolanda tenta fazer com que pai e filho se entendam. Em conversa com Afrânio, ela diz: "Me pergunto até quando você vai conviver com tanto remorso? Tanta tristeza entalada na garganta, tanto amor que não consegue tirar de dentro do peito?" Mais uma vez sem obter sucesso, ela vai ao bar de Chico Criatura (Gésio Amadeu) para se despedir do fotógrafo e, a partir daí, repensa sobre o que vem vivendo junto da família. Abatida com suas reflexões, a cantora, então, desabafa com a empregada Dalva e diz que o momento de desistir de seu grande amor chegou.
(Por Carol Borges)