Na segunda fase da "novela Velho Chico", Santo (Domingos Montagner) descobre que alguém está sabotando sua cooperativa de pequenos produtores rurais. Nos próximos capítulos, o pai de Miguel (Gabriel Leone) se surpreende ao saber que um dos integrantes, Edenilson (Flávio Rocha), passou a vender sua colheita para Afrânio (Antonio Fagundes), violando as regras do grupo. As informações são da colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta segunda-feira (11).
Um dos integrantes da cooperativa, Lucas (Lucas Veloso) avisa a Olívia (Giullia Buscacio) sobre o golpe e pede para que alerte seu pai. Além dele, outros trabalhadores também descobrem o esquema e se revoltam, cercando o traidor na rua e roubando toda sua mercadoria. Em seguida, Santo chega e consegue apartar a confusão.
Apesar de impedir que seus produtores agridam Edenilson, Santo o confronta e questiona a sua traição. o rapaz explica para o antigo amor de Tereza que só fez isso por estar passando por dificuldades financeiras em casa e afirma que vai converter a situação. Quem não vai gostar nada da história é Afrânio, que fica sabendo e se irrita mais ainda contra Santo.
Cícero ateia fogo na cooperativa de Santo
Quase trinta anos depois, a guerra entre as famílias continua na trama e Afrânio aparece como vilão na nova fase. Além do Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi) e Eulália (Fabíula Nascimento), Santo terá sua cooperativa incendiada a mando de seu inimigo. O coronel ordena que seu braço direito, Cícero, junte alguns homens e acabe com a sede dos produtores de Santo. Doninha (Suely Bispo) teme pelo filho, preocupada com a missão que ele recebeu e pede em suas orações que volte em segurança para casa.
Magoado por ter perdido o amor de Tereza para Santo, o capaganga jura que vai se vingar do rival. Depois de terem começado o incêndio, os comparsas insistem para que ele fuja, mas declara que ainda não terminou sua missão. Quando vê o estrago causado pelo atentado, o pai do filho de Tereza (Camila Pitanga) decide ir atrás dos bandidos.
(Por Rahabe Barros)