Por causa de sua oposição ao coronel Saruê (Antonio Fagundes) e uma investigação que está fazendo sobre corrupção na prefeitura de Grotas, Bento (Irandhir Santos) vai sofrer um atentado nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". E mesmo tendo a certeza de que a surra que levou foi a mando de Afrânio, o vereador omite sua suspeita ao ser interrogado pelo delegado Germano (Claudio Jaborandy). Porém, ele confidencia a Martim (Lee Taylor), seu mais novo e improvável amigo, que desconfia de quem foi o mandante da agressão.
Tudo acontece depois que Bento mostra a Martim os documentos que encontrou, que comprovam as fraudes nas licitações do município. A essa altura os dois já terão se entendido, depois que o namorado de Beatriz (Dira Paes) pede desculpas ao jornalista por ter partido para a agressão ao vê-lo dançar com a professora na roda de São Gonçalo.
Mais tarde, Afrânio cruza com Bento e Martim no bar de Chico Criatura (Gesio Amadeu) e faz provocações ao adversário político. O fotógrafo contraria o pai diante do amigo, deixando-o furioso. Alguns dias depois, já no capítulo de sexta-feira (22), Bento se encontra com um homem que diz ter informações sobre o esquema de corrupção na prefeitura.
Bento é atacado por três homens e desmaia
Antes de se aproximar do suposto delator, Bento tira uma foto dele e envia por e-mail, com um recado dizendo que se não voltar o indivíduo deve deve ser investigado. Os dois conversam por algum tempo, até que o desconhecido se prepara para sair e avisa: "E se o vereador quiser que sua vida continue, era bom que essa investigação terminasse aqui!". Em seguida, o irmão de Santo (Domingos Montagner) é cercado por três sujeitos e avisa: "Eu não quero confusão com vocês..."
Um dos agressores responde: "Agora é tarde pra isso!", mas Bento pede que ele saia de seu caminho. "Só depois que o vereador sair do nosso!", responde um segundo homem, que o empurra e na sequência os três passam a atingi-lo com golpes, até que ele desmaia. Resgatado, o político recebe os cuidados de Ceci (Luci Pereira) e Beatriz, que tratam de seus ferimentos.
Assim que se sente capaz de falar, Bento é interrogado pelo delegado Germano, mas diz que não se lembra do que aconteceu. Já em conversa com Martim, o vereador confidencia sua desconfianças sobre o mandante da agressão. Na fazenda Sá Ribeiro, Queiroz (Batoré) conta a Afrânio que o filho mais novo de Piedade (Zezita Matos) não se intimidou com o atentado. Vale lembrar que o pai de Tereza (Camila Pitanga) não sabe, mas foi Bento quem atirou nele e quase o matou na primeira fase da trama.
(Por Samyta Nunes)