Bento (Irandhir Santos) vai levar uma surra dos capangas de Afrânio (Antonio Fagundes), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". Isso acontece depois que o coronel fica sabendo que está sendo investigado pelo irmão de Santo (Domingos Montagner). A essa altura, o Saruê já terá sido aconselhado por Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) a dar um fim no rival.
O tio de Olívia (Giullia Buscacio), a ter recaída com Lucas (Lucas Veloso), fica desconfiado ao ser procurado por um homem que lhe oferece provas em relação ao desvio de verbas em Grotas de São Francisco. "Sou funcionário da secretaria de obras e estou sendo coagido a participar de um esquema de corrupção. Preciso do meu emprego, mas isso pode estourar na minha mão lá na frente! O senhor é o único em que posso confiar. É a conversa que corre na prefeitura... por isso não posso ser visto com o senhor", diz o informante. Quem adianta é a coluna "Telinha", do jornal "Extra", nesta quarta-feira (6).
Bento desconversa alegando não precisar de tais informações, quando o homem alega ter informações que ele não possui. "De outro jeito o senhor não vai conseguir!", dispara, deixando o irmão de Santo curioso. "Caixa dois. Malas de dinheiro que vão para um doleiro de Salvador. Tenho alguns nomes e sei que o esquema não é só em Grotas. Se o senhor tiver realmente interessado no que investiga, lhe esperarei na praça quatorze de setembro", afirma.
Martim desconfia de Bento
O cunhado de Luzia (Lucy Alves), que vai trair o marido com Carlos, retruca que o seu informante pode procurar a polícia ou o Tribunal de Contas, mas o sujeito responde que só tem confiança nele e se afasta. Ao entrar no bar, Bento mente dizendo que o homem era apenas um amigo de longa data ao ser questionado por Martim (Lee Taylor), de quem vai se tornar parceiro. Mas o irmão de Tereza (Camila Pitanga) não acredita no político.
À noite, nas ruas da cidade, Bento vê o homem sentado em um banco com uma pasta na mão. Com receio, tira uma foto dele e envia por e-mail. "No caso de eu não voltar, procure por esse sujeito", intitula. Em seguida, se aproxima do indivíduo e sem trocar olhares iniciam uma nova conversa. "O que o senhor sabe do esquema?", questiona o homem. "Não vim aqui pra ser interrogado. Vim ouvir o que você tem a me dizer", retruca o tio de Olívia, a quem já impediu de beijar Miguel (Gabriel Leone). "Tenho muito pra dizer. Muitos nomes para lhe dar... Mas me dê uma garantia, vereador, que ninguém vai saber que fui eu que lhe passei essas informações", pede, tenso.
O irmão de Santo afirma que a única garantia que pode dar é a sua palavra. "Eu só queria trabalhar em paz, mas os caras obrigam a gente a entrar no esquema... é muito dinheiro, vereador, muita verba que escorre... por isso estou com medo...", diz o homem. E Bento responde: "Se for esse seu receio, tenha certeza que eu não vou dizer de onde vieram as informações". Antes de se afastar, o sujeito sugere: "E se o vereador quiser que sua vida continue, era bom que essa investigação terminasse aqui!".
Irmão de Santo é cercado
Nesse momento, Bento é encurralado por três capangas mal encarados. Ao tentar caminhar para longe logo após se levantar, o irmão de Santo sente que arrebentou o cordão que Ceci (Luci Pereira) lhe deu e vê as miçangas espalharem pelo chão. "Eu não quero confusão com vocês...", diz ao se ver encurralado após caminhar apressado. "Agora é tarde pra isso!", responde um dos capangas de Afrânio. E o vereador insiste: "Sai do meu caminho".
"Só depois que o vereador sair do nosso!", retruca um segundo bandido antes de empurrar Bento. O cunhado de Luzia tenta reagir, mas é em vão. Os outros dois capangas se aproximam e o trio passa a surrá-lo. Bento ainda procura se proteger dos golpes mas quase não consegue. Ele acaba desmaiando após ter a cabeça atingida. Mesmo assim, a surra prossegue.
(Por Guilherme Guidorizzi)