Na novela "Velho Chico", Afrânio (Antonio Fagundes) está passando por uma fase complicada: acusado de ser o responsável pelo sumiço de Santo (Domingos Montagner), Saruê irá protagonizar uma discussão feia com Bento (Irandhir Santos), seu rival na política.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, os dois se encontram na praça de Grotas e o coronel, chantageado pelo genro, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), acusa o vereador de "mamar" do dinheiro dos cidadãos da cidade. Indignado, o político rebaterá a acusação: "Eu recebo salário, coronel, pelo serviço que presto! Fui o único que votei contra este aumento! Não apenas votei, como abdiquei do luxo e regalias que meus colegas tanto lutaram para conseguir".
À essa altura, uma multidão já se reuniu para assistir o embate entre os dois e toma partido, aplaudindo Bento, que já foi alvo de um atentado do coronel. O pai de Martim (Lee Taylor) e Tereza (Camila Pitanga), a quem garantiu ter deserdado, fica irritado e exclama: "Não tente virá meu povo contra mim, vereadô. Eles sabe, mais que todo mundo, tudo que eu e minha família têmo feito por essa cidade". Disposto a provar que tem razão, o vereador começa a listar as promessas de campanha dos vereadores apadrinhados por ele, deixando o Saruê sem argumentos. Com raiva, Afrânio acusa Bento de difamação e injúria, o que não o incomoda. Já passando mal, o coronel fica com vergonha de desistir da briga, desmaia, caindo do coreto da praça, e amparado pela filha e Iolanda (Christiane Torloni).
Já acordado, Afrânio tem nova discussão com Tereza
"Ele desperta, ainda grogue e sentindo o choque da queda, vê e, por trás delas, o olhar de cobrança do povo. Sem falar nada, apaga outra vez", aponta o roteiro. Levado para o Chico Criatura (Gésio Amadeu), ribeirinho que flagra o beijo de Olívia (Giulia Buscaccio) e Miguel (Gabriel Leone), ele acorda e desconta toda a raiva na mulher e na filha.
"Aconteceu que fui me fiá nesse incompetente desse deputado! Fui botá ele pra cuidá desse vereadô. O desgraçado criô asa e garra! Isso aqui foi só uma vertige à toa! Vô é voltá lá e resolvê as conta com aquele maldito", esbraveja, fazendo com que Tereza tente acalmá-lo. "Você tira suas mão de mim, sua ingrata! Você é mais uma a se juntá àquela raça e se virá contra mim! Você, teu filho e aquele ôtro maldito que eu botei no mundo! Até meus próprios filho virô argumento pra me difamá", grita ele.
Com a ajuda do dono do bar, ele deixa o local e faz a ele um desabafo: "Eu tô é perdeno tudo! Tudo, Chico! Num é tomá um tombo pra essa gente que me dói, Chico. Isso, como ocê diz, é da peleja. O que dói é tomá o tombo que tô tomano de minha própria família", lamenta o político, abalado o acontecido.
(Por Marilise Gomes)