Com estreia marcada para janeiro de 2023, a nova novela das sete, "Vai na Fé" gira sua história em torno da cantora e vendedora de quentinhas Sol (Sheron Menezzes). Ela divide uma casa em Piedade (Zona Norte do Rio de Janeiro) com o marido - Carlão (Che Moais) - as filhas - Jenifer (Bella Campos), de 18 anos, e Duda (Manu Estevão), de 12 -, e a mãe - Marlene (Elisa Lucinda) - e trabalha no centro da capital ao lado da velha amiga Bruna (Carla Cristina).
No local, a dupla vende os marmitexs e usa paródias de músicas para comercializar as quentinhas feitas por Marlene. Sol e Bruna também frequentam a mesma igreja, da qual a corista é integrante desde a juventude.
Foi ali que a mãe de Jenifer e Duda conheceu e se apaixonou à primeira vista pelo marido, desempregado por conta da pandemia de Covid, na novela de Rosane Svartman que marca a estreia de Jean Paulo Campos na Globo e o retorno de Zé Carlos Machado à emissora depois de uma sequência de trabalhos na Record TV.
Atualmente, Carlão trabalha como entregador de encomendas através de aplicativos. Ele tem uma ótima relação com a filha caçula, Duda, com quem compartilha paixão pelo boxe, esporte que treina na garagem de sua casa com o pai.
Por outro lado, a melhor amiga de Brian (Felipe Rodrigues) com uma certa frequência se envolve em brigas na escola e fora dela toda vez que é contrariada, na novela que reúne no elenco Regiane Alves, como a sofrida Clara.
Irmã de Duda e filha mais velha de Sol e Carlão, a estudiosa Jenifer é a primeira pessoa da família a entrar em uma universitária. Bolsista e estudante de Direito, a jovem tem uma rotina e experiência de vida completamente diferente dos demais colegas de turma.
Mas não demora para se enturmar com outros estudantes que também ganham bolsa de estudos. E pela sua dedicação, Jenifer chama atenção de Lumiar, que a chama para ser monitora das suas aulas. E por falar na filha de Dora (Claudia Ohana), a professora descarta totalmente a maternidade.
Já a amizade de Sol e Bruna passou a se formar nos bailes funk dos anos 2000. Bruna é mãe da problemática Kate (Clara Moneke), que diferentemente de Jenifer dispensa a preocupação com os estudos. Para piorar, a adolescente nascida quase ao mesmo tempo que a filha mais velha de Sol se reaproxima de Hugo (MC Cabelinho).
O garoto foi seu namorado no passado e agora entrou para o crime organizado. E nisso, Kate mostra-se ambiciosa e talvez disposta a quebrar a barreira da moralidade para alcançar o que deseja.