A novela "Vai na Fé", sucessora de "Cara e Coragem" na faixa das sete, vai marcar o retorno de Zécarlos Machado à Globo após uma série de trabalhos bíblicos na Record TV. Na história protagonizada pela vendedora de quentinhas Sol, o ator é Fábio, um ator, galã e cantor que vê sua vida mudar por completo quando conhece Dora (Claudia Ohana). Junto, o casal monta uma pousada e centro de terapia holística.
Com estreia prevista para janeiro, "Vai na Fé" é estrelada por Sheron Menezzes e reúne no elenco outros nomes como Letícia Salles e Jean Paulo Campos, conhecido por viver o Cirilo da versão brasileira da novela "Carrossel" (SBT, 2012). Na trama, após conhecer Dora, Fabio deixa o estrelato e se muda para a região serrana do Rio.
O "ex-famoso" é pai de Lumiar (Carolina Dieckmann) - da relação com Dora - e Lui Lorenzo (José Loreto), com quem Sol irá trabalhar. Ainda na história, Fabio e Lui não têm muito contato, embora o filho tenha seguido a profissão do pai. Já Dora embora tenha facilidade de se relacionar com desconhecidos, a coisa muda por completo quando o assunto é a filha, uma advogada casada com Benjamin (Samuel de Assis).
Ben, por sua vez, foi a grande paixão no passado de Sol. Emílio Dantas, a rapper Azzy, Deborah Secco (atualmente na cobertura do Sportv da Copa do Mundo) e Mel Maia são outros nomes confirmados.
O veterano ator estreou na Record em 2004 com "Metamorphoses". Após onze anos, retornou à emissora como o faraó Seti de "Os Dez Mandamentos", atualmente em reprise. Depois de um retorno à Globo esteve em "O Rico e Lázaro" como Fassur, em 2017.
No mesmo ano, interpreta o pastor Ezequiel de "Apocalipse". E em 2021 foi Abraão da novela "Gênesis". Zécarlos esteve também em produções da Cultura e SBT, entre elas "Vende-se um Véu de Noiva".