Nova novela das sete da Globo, "Vai na Fé" estreia nesta segunda-feira (16) com uma protagonista evangélica, Sol (Sheron Menezzes), e uma grande representatividade negra. Apesar dessa característica da mocinha, uma vendedora de quentinhas, a autora, Rosane Svartman, nega que a história seja evangélica/religiosa. Sucessora de "Cara e Coragem", "Vai na Fé" marca ainda a estreia de Jean Paulo Campos, o Cirilo de "Carrossel" (SBT, 2012) na Globo e traz no elenco cantores como MC Cabelinho e Azzy.
A nova trama das sete mescla de humor a temas do dia a dia, passando pelos romances e a chegada das classes com menor poder econômico à faculdade, através de Jenifer (Bella Campos), filha mais velha de Sol e rival da influencer Guiga (Mel Maia). O relacionamento abusivo também será abordado, com Clara (Regiane Alves), mulher do vilão Theo (Emilio Dantas).
No meio de todas essas tramas há espaço ainda para a parte musical com o cantor pop Lui Lorenzo (José Loreto). O artista já acumulou hits chicletes na carreira, mas agora não faz mais o mesmo sucesso de antes. Conquistador, ele é ex de Érica (Letícia Salles), uma cantora que não mede esforços para se dar bem.
Durante a trama, Lui, filho da atriz Wilma e do cantor Fábio, vai conhecer Sol e se apaixonar pela protagonista quando a cantora assumir backing vocal do seu grupo. Confira a seguir quem é quem na novela das sete e na galeria veja fotos dos personagens!
Solange/Sol (Sheron Menezzes) - Moradora de Piedade, bairro da Zona Norte do Rio, é mulher de Carlão (Che Moais) e mãe de Jenifer (Bella Campos) e Duda (Manu Estevão). Vendedora de quentinhas, a filha de Marlene (Elisa Lucinda) integra ainda o coral de uma igreja, onde conheceu o marido. Quando jovem, por participar de bailes funk, foi apelidada de "gata das gatas". Agora, vai ver sua vida mudar se tornando cantora e dançarina.
Carlão (Che Moais) - Casado com Sol (Sheron Menezzes), viu a pandemia lhe custar o emprego. O desemprego lhe transformou em um homem que se irrita com facilidade. Vai se tornar entregador por meio de aplicativos.
Jenifer Daiane (Bella Campos) - A filha de Sol (Sheron Menezzes) conseguiu ter seu esforço retribuído ao ganhar uma bolsa de estudos em renomada faculdade. Ali, terá pela frente o desafio do novo mundo, porém não irá recuar em suas opiniões. Apesar disso, consegue ouvir também. É feminista e não tolera ver o pai, Carlão (Che Moais), recusar auxiliar nas tarefas de casa.
Maria Eduarda, a Duda (Manu Estevão) - Filha caçula de Sol (Sheron Menezzes) e Carlão (Che Moais), que tem por ela um amor incondicional. É briguenta e agressiva com os amigos de escola e de vizinhança. Com o tempo vai ver que a briga não resolve tudo.
Marlene (Elisa Lucinda) - A mãe de Sol (Sheron Menezzes) não se abateu com a morte do marido, Gonzaga, e ajuda a filha com as quentinhas. Tem personalidade bem diferente da filha, porém isso irá passar por uma mudança com o tempo.
Lumiar (Carolina Dieckmann) - Casada com Benjamin (Samuel de Assis), advogado como ele, a professora filha de Dora (Claudia Ohana) e Fábio (Zé Carlos Machado) tem personalidade controladora e metódica. Embora seu nome batize um local voltado para a paz, não se identifica com nada dali.
Benjamin/Ben (Samuel de Assis ) - O advogado casado com Lumiar (Carolina Dieckmann) teve um caso no passado com Sol (Sheron Menezzes) e agora ao reencontrá-la, vai se abalar. Na vida profissional, assumiu os negócios do pai após sua morte.
Fábio (Zé Carlos Machado) - O ator e cantor que arrastava multidões mudou totalmente de vida ao conhecer Dora (Claudia Ohana), com quem montou um refúgio na Serra do Rio. É pai de Lui Lorenzo (José Loreto) e Lumiar (Carolina Dieckmann).
Dora (Claudia Ohana) - É uma terapeuta holística que mantém relação aberta com o marido, Fábio (Zé Carlos Machado). Mãe de Lumiar (Carolina Dieckmann), tem dificuldade de dialogar com a filha, porém o oposto quando se trata de anônimos.
Theo (Emilio Dantas) - O marido de Clara (Regiane Alves) e pai de Rafa (Caio Manhente) tem duas caras: uma que mostra em casa e outra, na sociedade. Ex-estudante de Direito é amigo de Benjamin (Samuel de Assis) e agora sócio de Orfeu (Jonathan Haagensen) em negócios ilícitos.
Clara (Regiane Alves) - A fútil mulher de Theo (Emilio Dantas) terá que encarar os problemas de melancolia do filho, Rafa (Caio Manhente), ao mesmo tempo em que vive um casamento abusivo.
Rafael, o Rafa (Caio Manhente) - Filho de Theo (Emilio Dantas) e Clara (Regiane Alves). Adolescente melancólico e sedentário, Rafael muitas vezes se recusa a fazer terapia. A forma como sua mãe lida com sua personalidade é nociva para o rapaz. Quem consegue tirá-lo, às vezes, de seu desânimo com a vida é o melhor amigo, Fred (Henrique Barreira).
Helena (Priscila Steinman) – Personal trainer da academia do prédio de Clara (Regiane Alves), com quem passa a ter um relação de proximidade e amizade.
Lui Lorenzo (José Loreto) - É um astro pop filho da atriz Wilma (Renata Sorrah), sua empresária, e do ator Fábio (Zé Carlos Machado). Galã e sedutor, tem várias conquistas, contudo isso muda com a chegada de Sol (Sheron Menezzes) na sua vida.
Wilma Campos (Renata Sorrah) - Atriz sem nenhum pudor quando precisa falar, tem uma carreira antes brilhante no cinema, teatro e TV. Mãe de Lui (José Loreto), passa a cuidar da carreira do artista.
Vitinho (Luis Lobianco) - Ao lado de Sol (Sheron Menezzes) e Bruna (Carla Cristina Cardoso), frequentava os bailes funk na década de 2000. Hoje é MC, porém não consegue fazer sucesso. É um artista criativo que se torna compositor das músicas de Lui (José Loreto).
Érika (Leticia Salles) - Sensual e má, foi cantora e dançarina do time de Lui (José Loreto), e também teve um caso com o cantor. Ao deixar a equipe, demitida, passa a espalhar fofocas em redes sociais, falando até mesmo a mentira.
Anthony Verão (Orlando Caldeira) - Jornalista que tem faro para uma boa notícia. A ética vai deixar de lado ao conhecer Érika (Leticia Salles).
Ivy (Azzy) - Dançarina e cantora do time de Lui Lorenzo (José Loreto) se passa por alguém que nunca estar atenta ao que acontece ao seu redor, mas é exatamente o oposto. Vai fazer tudo que é possível para se manter no grupo.
Naira (Tati Villela) - É a segurança de Lui Lorenzo (José Loreto).
Jairo (Lucas Oradovscki) - Guarda-costas de Lui Lorenzo (José Loreto) de personalidade de um quê machista.
Isabela/Bela (Clara Serrão) - Vinda do interior de Minas Gerais, vai sentir a diferença com a cidade grande. Se apaixonará por Fred (Henrique Barreira), representante de outra classe social
Frederico/Fred (Henrique Barreira) - É quem lidera o DCE apesar de bater de frente com os bolsistas. Também passará por uma mudança de personalidade ao longo do tempo.
Otávio/Tatá (Gabriel Contente) - Nascido na periferia e estudante de colégio particular, arrumou uma bolsa na faculdade, onde conhece Jenifer (Bella Campos), por quem irá se apaixonar.
Yuri (Jean Paulo Campos) - Outro estudante de Direito que irá se apaixonar por Jenifer (Bella Campos). Tem dificuldade em expor seus sentimentos.
Guilhermina/Guiga (Mel Maia) - Influencer fútil e arrogante que consegue ganhar dinheiro com as redes sociais. Estudante de Direito vai ser envolvida em escândalo com o pai corrupto.
Simas (Marcos Veras) - Colega desde jovem de Ben (Samuel de Assis) e Theo (Emilio Dantas), o dono de de um bar próximo à faculdade namora a universitária Bia (Flora Camolese).
Bia (Flora Camolese) – Será estagiária no escritório de advocacia de Ben (Samuel de Assis) e Lumiar (Carolina Dieckmann).
Sabrina (Cris Werson) - A mãe de Bia (Flora Camolese) decide frequentar o bar de Simas (Marcos Veras) quando a filha passa a ter brigas com o namorado.
Bruna (Carla Cristina Cardoso) - Amiga de juventude de Sol (Sheron Menezzes), a mãe solteira de Kate (Clara Moneke) faz de tudo para criar a filha. O pai da garota hoje formou outra família e só paga a pensão sob ameaças de ir preso.
Kate (Clara Moneke) - Jovem filha de Bruna (Carla Cristina) fez uma promessa para si mesma: ter um futuro diferente do da mãe. Por isso, acaba aos poucos ultrapassando a barreira da moralidade.
Hugo (MC Cabelinho ) - Ex de Kate (Clara Moneke) hoje está envolvido no mundo do crime.
Orfeu (Jonathan Haagensen) - Padrinho de Hugo (MC Cabelinho) já traficou drogas e foi preso. Agora quer mudar de vida, porém passa a se envolver com os negócios ilícitos de Theo (Emilio Dantas).
Bryan Lucas (Felipe Rodrigues) - É o fiel amigo de Duda (Manu Estevão), porém passa a se sentir deixado de lado quando chega Gil (Nego Ney) na vizinhança.
Gil (Nego Ney) – Menino introvertido que é criado pelo avô após a morte dos pais.
Meire (Nathalia Costa) - Vai ser a melhor amiga de Duda (Manu Estevão).
Neide (Neyde Braga) - Colega de Marlene (Elisa Lucinda), a avó de Bryan (Felipe Rodrigues) e mãe de Joel (Waldo Piano) vai na mesma igreja que Sol (Sheron Menezzes).
Joel (Waldo Piano) - É o pai de Bryan (Felipe Rodrigues) que cria o filho sozinho. Colega de Carlão (Che Moais) e assim como ele, motorista de aplicativo de entregas.
Miguel (Adriano Canider) - É o pastor da igreja que a família de Sol (Sheron Menezzes) frequenta. Responsável por tocar diversos trabalhos sociais.