Na novela Terra e Paixão um futuro casal que ainda vai dar o que falar é: Lucinda (Débora Falabella) e Marino (Leandro Lima). Se no primeiro beijo dos dois eles já explodiram de química e desejo, imagina quando os dois de fato ficarem juntos? Só alegria?
Pior que não!
O delegado da novela das nove desde sempre se mostrou interessado na irmã de Anely (Tata Werneck), mas, por outro lado, não deixou de lado sua faceta galinha. Graça (Agatha Moreira) que o diga, não é mesmo? Marino engravidou a ex-noiva de Caio (Cauã Reymond).
Vira e mexe Marino cai nas garras da patricinha que vai focar seu encanto para laçar Jonatas (Paulo Lessa), por outro lado, há uma pedra no sapato de Lucinda que ela nem imagina.
Agora que Lucinda está ganhando força para tirar Andrade (Ângelo Antônio) da sua vida, parece que um possível romance com o delegado vai se desenhando não é mesmo. Mas, acontece que Irene (Gloria Pires) surgirá neste caminho.
A esposa de Antônio La Selva (Tony Ramos) vai pagar para Marino ficar longe de Lucinda. A vilã ameaçará o cargo da gerente da cooperativa e tentará arrastar Marino para o seu lado na novela das nove.
Entre essas e outras, o delegado decidirá mesmo se afastar de Lucinda para protegê-la da família La Selva. Vai ser aí que a mãe Cristian (Felipe Melquiades) perceberá que se apaixonou por Marino, pois ficará arrasada.