Desde a estreia no final de setembro, 'Volta por Cima' tem conquistado elogios do público por ser uma novela convencional, ou seja, com mocinhos e vilões definidos, casal romântico com química e uma história simples, porém cativante.
No entanto, uma grande promessa do horário das sete tem enfrentado críticas bastante contundentes. Amaury Lorenzo saiu de 'Terra e Paixão' para brilhar como o antagonista da trama de Claudia Souto. Vale frisar que o ator estava escalado inicialmente para ser o mocinho da história, cujo papel ficou a cargo de Fabrício Boliveira.
Porém, seu personagem Chico, um malandro que trai a namorada Madá (Jessica Ellen ) com Roxelle (Isadora Cruz), não satisfaz os telespectadores. Uma das maiores reclamações do ator da novela das sete é o fato de que há muita semelhança com o Ramiro da trama de Walcyr Carrasco. Na história de 2023, ele era um capanga atrapalhado, ao mesmo tempo, que se descobriu gay, e vivia um amor pelo personagem de Diego Martins.
"Eu gosto do Amaury Lorenzo, vejo potencial nele, o problema é que o Chico de Volta por Cima tem quase o mesmo perfil do Ramiro", definiu o perfil Língua Solta no X. "A atuação do Amaury Lorenzo como Chico é patética. Ele não saiu do antigo personagem e não trouxe o tom correto diante dos demais. Dá agonia", escreveu Marlon Arian.
"Amaury Lorenzo teve a infelicidade de cair em um personagem igual ao Ramiro, ou fazê-lo igual ao Ramiro. Foi de um personagem cômico a outro e deu nisso. A falta de experiência não o deixou se distanciar dos dois", definiu mais um internauta.