A chegada de Agatha (Eliane Giardini ) em 'Terra e Paixão ' trouxe um respiro para a trama que parecia morna, desde a tragédia que matou Daniel (Johnny Massaro ). Com isso, a novela ganhou uma segunda e rival vilã para confrontar com Irene (Gloria Pires ).
Desde então, a personagem trouxe diversos mistérios, relevando-se uma mulher perigosa, porém importante para a trama. Em pouco tempo, ela cativou os moradores de Nova Primavera, assim como resgatou o amor do ex-marido, Antônio (Tony Ramos ), e conquistou a confiança do filho Caio (Cauã Reymond ).
Ao longo do tempo, a veterana foi apresentando seu lado maquiavélico, como envenenar Ruan (Tairone Vale) após ser chantageada, e surrupiar a grana de Antônio e de Gentil (Flavio Bauraqui).
Nos últimos dias, ela confrontou Graça (Agatha Moreira ) ao dizer que sabe da verdade sobre a paternidade de Danielzinho. Em breve, será revelado que Hélio (Rafael Vitti ) é seu terceiro filho, e que se mantém na pequena cidade devido a um plano marcado pelos dois para casar com Petra (Debora Ozório ) e tornar-se o sucessor do fazendeiro.
Diante da quantidade de enredos que trouxe a personagem de Eliane Giardini, é possível que Agatha se mantenha viva até o fim da trama. A proposta era de que a ex-presidiária morresse no capítulo 150, previsto para o dia 28 de outubro, mas até o momento não há indícios escritos em resumos e no próprio andamento da história de que sairá da trama em breve.
Além disso, a revelação em torno de Hélio e as falcatruas que serão descobertas por Caio incidirão para que a querida personagem se mantenha na novela por mais tempo.
Outro ponto relevante é a rivalidade com Irene, o que pode gerar novos embates e assassinatos. Por fim, Claudia Raia chega na trama como Emengarda, mãe de Luigi (Rainer Cadete ), e deve prometer aliar-se a alguma das duas, já que será uma vigarista a fim de tirar o dinheiro dos La Selva.
Logo, Agatha poderá se manter por mais tempo ou até o fim da novela, previsto para 19 de janeiro de 2024.