Que Agatha (Eliane Giardini ) não é flor que se cheire, todo mundo sabe. No entanto, assassina já outra coisa. Para quem acompanha 'Terra e Paixão ', sabe que a ex-mulher de Antônio (Tony Ramos ) chegou em Nova Primavera sorrateiramente e, desde então, conquistou uma legião de fãs e de inimizades.
Nos últimos capítulos, a ex-presidiária conseguiu enrolar Antônio e Gentil (Flavio Bauraqui), fazendo-os depositar boa parte das suas fortunas em uma conta própria. Além do mais, ela passa sempre uma sensação maternal para Caio (Cauã Reymond ) e Jonatas (Paulo Rocha ), que caiu em sua lábia recentemente.
No entanto, os dias estão contatos, já que nos próximos capítulos, o público poderá conhecer as maldades de Agatha. Como prometido por Walcyr Carrasco, 'Terra e Paixão' terá três mortes trágicas, entre elas, uma será por envenenamento. Logo, essa tragédia será realizada justamente por Agatha.
Ruan (Tairone Vale) será a primeira vítima fatal da mãe de Caio. O capataz de Antônio, que já colocou Aline (Barbara Reis) em perigo, tentará coagir Agatha. Ele revelará que é irmão de Zulmira, ex-colega de cela da veterana no presídio do Rio de Janeiro.
Sendo assim, ele sabe de seus segredos e planos como, por exemplo, o fato de extorquir Antônio. O capataz não pensará duas vezes e a chantageará.
"Eu sei muito bem quem é a dona. Você contou toda sua história pra Zulmira, sem saber que ela é daqui de Nova Primavera. Dona, eu sei tudo sobre você. A Zulmira falou até do motivo que te fez voltar pra cá! A madame está cheia de planos", diz.
Desesperada, Agatha marca um encontro no bar de Cândida (Susana Vieira ) para entregar o dinheiro, mas, no dia marcado, ela o encontrará bêbado e colocará veneno em seu copo, morrendo minutos depois.
Após o ocorrido, o linguarudo Kelvin (Diego Martins), contará para Marino (Leandro Lima ), que decidiu permanecer em Nova Primavera para ficar com Lucinda (Debora Falabella ), que viu Ruan conversando com Agatha. Ao ser interrogada pelo delegado, a megera dirá que ele estava alterado e se insinuou, porém, recusou a provocação.