José Augusto (Tony Ramos) vai achar uma nova pista sobre o paradeiro de Maria Vitória (Vitória Strada) e partirá em busca da filha no Brasil, nos próximos capítulos da novela das seis " Tempo de Amar". Em uma passagem de negócio pela cidade do Porto, o fazendeiro encontrará uma joia de família no antiquário onde a mocinha passou antes de embarcar para o Rio de Janeiro. "O medalhão! O medalhão de minha mãe... O que dei para Maria Vitória quando ela completou 18 anos!", exclamará o homem. "Esse medalhão está aqui há um bom tempo. Meu falecido pai pagou muito caro por ele. Um trabalho muito fino, requintado", dirá o funcionário. "Diz-me, por favor, quem vendeu essa joia ao senhor teu pai?", perguntará José Augusto. "Eu lembro-me bem. Meu pai contou que foi uma jovem bonita, de cabelos escuros, pele muito branca", responderá o vendedor. "A moça estava apressada e ansiosa. Ele jamais a esqueceu. Ela tinha urgência em comprar uma passagem de navio. Para o Brasil", completará. As informações são do colunista Daniel Castro.
Animado com a possibilidade de encontrar a filha, que partiu de Portugal em busca de Inácio (Bruno Cabrerizo), José Augusto gastará uma boa quantia de dinheiro para recuperar o adorno e embarcar no próximo navio em direção ao Brasil. "O senhor não está tomando uma decisão precipitada?", questionará Delfina, que não dirá ao amante que foi ela quem deu a joia a Maria Vitória, quando ela ainda estava presa no convento, e a acompanhou até o antiquário para vender a relíquia. "Eu vou para o Brasil, Delfina! Vou trazer minha filha de volta para casa!", responderá o avô de Mariana, decidido. As cenas irão ao ar no capítulo do dia 15 de novembro.
Em Portugal, Fernão (Jayme Matarazzo) verá sua mãe passar mal e morrer após vê-lo deitado com Tereza (Olivia Torres). Guiomar (Inez Viana) irá atrás do filho e o encontrará, escondido, com a filha de Delfina, que usou a herdeira para enganar Maria Vitória. Logo após o ato, a jovem se arrependerá de ter perdido a virgindade com o filho de Dr. Moniz (Odilon Wagner). Fernão, que brigou com Inácio por causa da filha de José Augusto, marcará um encontro com Tereza em um moinho antigo e afastado. O português estará determinado a conseguir deitar-se com a jovem, que acabará cedendo. Enquanto os dois jovens conversam deitados, Guiomar aparecerá e dará de cara com a cena. "O que fizeste, Fernão?", esbravejará. "Calma, minha mãe! Não é o que parece. Vou explicar-te tudo", falará o médico. A personagem de Inez Viana passará mal e cairá, morta, diante do casal. "Minha mãe!", gritará Fernão, em desespero. "Faz alguma coisa! Não deixa dona Guiomar morrer", gritará a irmã de Maria Vitória. "Fala comigo, minha mãe! Fala comigo!", insistirá, chorando, o cafajeste. A cena está prevista para o dia 18.
(Por Anita Prado)