Por causa da paixão por Maria Vitória (Vitória Strada), Inácio (Bruno Cabrerizo) vai ser preso, nanovela "Tempo de Amar". Depois de ter escapado dos tiros de espingarda de Fernão (Jayme Matarazzo) no fim do primeiro capítulo do folhetim, o camponês enfrenta o rival no braço, nos próximos capítulos da trama das seis, e acaba indo parar atrás das grades.
Tudo começa quando Maria Vitória diz não ao pedido de casamento de Fernão, apesar de o vilão a considerar sua prometida desde a infância. A mocinha se explica para Inácio, que presencia o momento do pedido, e fica decepcionada com a reação dele. Para se vingar, o médico destrói doces de Henriqueta (Nívea Maria), e por isso o sobrinho dela o enfrenta. Os dois trocam socos, e o camponês é preso.
Maria Vitória sofre quando fica sabendo que o amado está na cadeia e confronta Fernão, exigindo que ele retire a queixa e liberte Inácio. Quando o rapaz é solto, a filha de José Augusto (Tony Ramos) vai ao seu encontro e os dois trocam declarações de amor. De volta à Quinta, a jovem conta ao pai que exigiu de Fernão que ele se afaste, por causa do que ele fez com Inácio.
Durante um piquenique, Maria Vitória comenta sobre a colheita da uva na Quinta com Inácio, que depois recebe uma carta de Geraldo (Jackson Antunes), seu futuro empregador no Rio de Janeiro, contendo uma passagem de navio para o Brasil. Em um de seus encontros, ele conta à amada que está com a viagem marcada, mas antes de ir é convocado a trabalhar na colheita da uva na Quinta da Carrasqueira, por indicação sutil de Delfina (Leticia Sabatella).
No desenrolar da trama, Maria Vitória descobre que está grávida de Inácio depois que ele já tiver ido para o Brasil. Internada em um convento, a mocinha terá a filha entregue para a adoção. Ao saber da gravidez por carta, o camponês decide voltar, mas é espancado em um assalto e perde a visão temporariamente. Conheça todos os personagens e fique por dentro da trama no nosso quem é quem.
(Por Samyta Nunes)