Apaixonados desde que se conheceram, no primeiro capítulo da novela "Tempo de Amar", Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) se entregam à paixão, apesar da perspectivas de em breve estarem separados por um oceano. Nos próximos capítulos da trama das seis, chega o dia em que o camponês tem de embarcar para o Brasil, e ele se despede da amada prometendo voltar para se casar com ela. Após uma passagem de tempo, a mocinha começa a ter enjôos e Delfina (Leticia Sabatella) afirma: "Estás grávida!"
Tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar na segunda-feira (02), quando Inácio fica inseguro sobre a ida para o Brasil, e diz: "Não vou deixar-te aqui depois de teres te entregado a mim... Depois de teres sido minha!". "Eu entreguei-me porque te amo. Muito... Muito! E serei sempre tua!", garante Maria Vitória, que o incentiva a ir atrás de seu sonho e promete que vai esperá-lo. Ela vai ao túmulo da mãe e desabafa: "Minha mãe, se estivesses aqui, sei que entenderias. Amo Inácio. Como nunca amei ninguém. Entreguei-me a ele sem medo. Sou a mulher dele".
No dia do embarque, Inácio chega acompanhado pela tia, Henriqueta (Nívea Maria), à estação. Logo ele vê Maria Vitória chegando e vai até ela. O casal troca um beijo apaixonado e o rapaz promete: "Voltarei para nos casarmos, Maria Vitória". "Tu me amarás para sempre?", ela pergunta, ele garante: "Para sempre!". Após a despedida, Inácio entra no trem com destino à cidade do Porto, onde deve embarcar para o Rio de Janeiro.
Acontece então uma nova passagem de tempo na trama, e Maria Vitória sente uma indisposição por causa do cheiro de uma flor. Nesse mesmo dia, ela recebe a primeira carta de Inácio, contando como foi a viagem e falando da falta que sente dela. Nos próximos dias, o mal-estar da jovem continua, até que ela tem um enjoo diante de Delfina, e a funcionária da quinta anuncia: "Maria Vitória, tu estás grávida!".
A gravidez vai fazer com que José Augusto (Tony Ramos) mande a filha para um convento, e depois do parto a criança é dada para adoção. Inconformada, Maria Vitória decide ir para o Brasil procurar Inácio, que a essa altura terá sido salvo da morte por Lucinda (Andreia Horta). A reclusa filha de Reinaldo (Cássio Gabus Mendes) se apaixona pelo rapaz e intercepta as cartas que ele escreve para amada, deixando que ele seja dado como morto. Fique por dentro da trama e conheça todos os nossos personagens no nosso quem é quem.
(Por Samyta Nunes)