Novela "Tempo de Amar" - semana de 2 a 7 de outubro de 2017
Maria Vitória (Vitória Strada) aconselhar Inácio (Bruno Cabrerizo) a não desistir de viajar ao Brasil. Inácio é elogiado por José Augusto (Tony Ramos). Inácio e Maria Vitória se despedem. No Rio, o Conselheiro (Werner Shünemann) põe fim ao seu romance com Celeste Hermínia (Marisa Orth). Há uma passagem de um mês. Inácio desembarca no Rio de Janeiro e, em Portugal, Maria Vitória fica ansiosa para que ele envie notícias. No Rio, Vicente (Bruno Ferrari) conversa com o Conselheiro e tenta convencê-lo a ir atrás de Celeste Hermínia. Teodoro (Henri Castelli) cogita galantear a fadista. Inácio inicia seu trabalho com Geraldo (Jackson Antunes). Em Morros Verdes, a governanta passa a observar Maria Vitória depois que ela tem uma forte tontura. Tereza (Olívia Torres) é informada por Delfina (Letícia Sabatella) que ela irá receber dinheiro para se casar. No Rio, Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) orienta Lucinda (Andreia Horta) a ir para a casa de Emília (Françoise Forton). Inácio tem seu trabalho elogiado por Geraldo. Teodoro surpreende Celeste Hermínia ao lhe visitar. Maria Vitória tenta disfarçar seus enjoos para José Augusto não perceber seu estado, mas sua gravidez é descoberta por Delfina.
Desesperada por Delfina falar sobre sua gravidez, Maria Vitória escreve uma carta para Inácio. Geraldo elogia mais uma vez Inácio e lhe dá uma bonificação. Celeste Hermínia, ao organizar um jantar para comemorar o retorno de Olímpia (Sabrina Petraglia), pede para Vicente convidar Conselheiro. Lucinda confunde Gregório (Cristiano Garcia) com Maurício, seu ex-noivo. Bernardo (Nelson Freitas) não se importa com Bené e Balbina (Walkiria Ribeiro) sofre. Ao chegar, Olímpia apresenta Edgar (Marcello Melo Jr.) a Vicente e Conselheiro. Delfina diz para Silveirinha lhe entregar as cartas endereçadas a Maria Vitória. Tereza sente piedade de Maria Vitória. Desesperado com a notícia da gravidez de Maria Vitória, José Augusto resolve mandá-la para o convento.
Fugindo do pai e de Padre João (José Augusto Branco), Maria Vitória se esconde na casa de Henriqueta (Nívea Maria) e Angélica (Lívian Aragão). Irmã Imaculada (Bete Mendes) e irmã Assunção (Yasmim Gomlevsky) vão até à Quinta para buscar Maria Vitória. Mentindo, Delfina leva Maria Vitória para a Quinta. Inácio e Celeste Hermínia se conhecem no Rio. Bernardo é chamado atenção por Alzira (Deborah Evelyn) devido ao hábito de jogar cartas. Celina (Barbara França) admite seu amor por Vicente a Alzira e Bernardo. Ao cuidar de Odete (Karine Teles), Conselheiro pensa em Celeste Hermínia. No jantar feito para Olímpia, Alzira fica incomodada com a presença de Edgar. Lucinda é alvo da conversa de Bernardo, Teodoro e Celeste Hermínia. Tiana (Eli Ferreira) observa Lucinda tendo alucinações com Maurício. Conselheiro desiste de entrar na casa de Celeste ao ver Teodoro cortejá-la. Enquanto Maria Vitória sofre por estar presa no convento, Inácio, no Rio e sem saber que a amada foi confinada, comemora a notícia de que será pai.
Henriqueta e Angélica se preocupam com a situação de Maria Vitória. Recebendo conselhos de Irmã Assunção, Maria Vitória promete cobrar explicações de Tereza por ter traído sua confiança. Delfina mente e diz para Maria Vitória que José Augusto declarou não aceitar o casamento da filha com Inácio. Inácio ganha de Geraldo uma passagem para voltar a Portugal. Tiana suspeita da visita de Lucinda a Emília. Edgar e Olímpia se beijam. Vicente e Celina saem para passear. Em consulta, Urânia faz uma previsão sobre o futuro de Lucinda. Alzira se preocupa com o mal-estar sentido por Celeste. Em Morros Verdes, José Augusto tenta parar de pensar em Maria Vitória. Inácio é assaltado no Rio e, além de ter o dinheiro de sua passagem para Portugal roubado, tem seus documentos queimados pelos bandidos. Padre Orlando (Paulo Vespúcio) encontra Inácio desmaiado na estrada e tenta socorrê-lo. Ao passar de carro no local, Lucinda resgata Inácio.
Ainda desmaiado, Inácio recebe os cuidados de Lucinda, Reinaldo, Gregório e Tiana. Padre Orlando e Lourival chegam à estrada e ficam assustados por não encontrarem Inácio. Geraldo e Nicota (Olívia Araújo) ficam tensos por Inácio estar demorando a chegar em casa. Maria Vitória se preocupa por não receber notícias de Inácio. Tereza repreende Delfina por se aproveitar do rancor de José Augusto para dar as joias de Maria Vitória para ela. No Rio, Geraldo, Lourival e Padre Orlando suspeitam de que o homem caído na estrada era Inácio. Lucinda vai até Urânia e, após consulta, acredita que Inácio seja seu grande amor. Teodoro é desafiado a duelar com Conselheiro, mas os dois são impedidos por Celeste. Ao acordar do coma, Inácio constata que está cego. Em Morros Verdes, Maria Vitória recebe de Delfina e Tereza a carta escrita por Inácio. Maria Vitória dá à luz Mariana, sua filha com Inácio. No Brasil, Inácio, sendo cuidado por Lucinda, se recorda de Maria Vitória.
Lucinda finge estar auxiliando Inácio a escrever uma carta para Maria Vitória. Em Portugal, Maria Vitória é ajudada por Irmã Assunção a cuidar de Mariana. No Rio, Bernardo é incentivado a jogar cartas por Lucerne (Regina Duarte). Reinaldo aconselha Conselheiro a procurar sua felicidade após afirmar que Odete não irá se curar. Tiana fala para Justino (Jorge de Sá) que Lucinda a deixa com medo. Inácio diz para Lucinda que deseja ver Maria Vitória. Lucinda deixa Reinaldo preocupado. Conselheiro e Celeste Hermínia fazem as pazes e reatam o romance. Celina, depois de ouvir uma conversa com Bernardo, diz para Vicente que Alzira é irmã de Celeste. Em Morros Verdes, Irmã Assunção promete ajuda para que Maria Vitória, acreditando que Inácio irá retornar, o reencontre. Maria Vitória é informada por Irmã Assunção que Inácio não embarcou no navio. Conselheiro se culpa por Odete ter uma nova crise. Maria Vitória se desespera em Portugal por Mariana ser entregue para adoção.