Após se encontrar com Luzia (Susana Ribeiro) e superar o trauma familiar que carrega há anos, Miguel (Domingos Montagner) resolve lutar para ficar com Lígia (Debora Bloch), na novela "Sete Vidas". Porém, quando Pedro (Jayme Matarazzo) o procura para fazer as pazes, acaba revelando que a jornalista reatou o relacionamento com Vicente (Angelo Antonio), e o navegador então desiste de reconquistar ex. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do capítulo de 1º de julho, na trama de Lícia Manzo.
Pedro fica sabendo a história familiar de Miguel através de Júlia (Isabelle Drummond), com quem faz uma viagem para Belo Horizonte em busca de Bernardo (Ghilherme Lobo). Ele se comove ao saber da tragédia pela qual o pai biológico passou e o procura, propondo uma reconciliação: "Tudo que afastou a gente, toda a mágoa, as acusações, o ressentimento... A minha vontade é que isso possa ficar para trás (...)".
Contudo, em durante a conversa, o biólogo acaba comentando a reaproximação de Lígia e Vicente, que acontece depois de uma recaída que os dois tiveram, durante o tempo em que Miguel ficou na Espanha. "(...) Se até o Joaquim, que tem pouco mais de dois anos, foi capaz de entender que dois homens, de maneiras diferentes, podem ocupar um mesmo lugar na vida dele. Se ele te recebeu e foi capaz de conviver com você e a Lígia em família, de coração aberto, assim como aceitou de volta agora, sem estranhamento, o convívio da Lígia com o meu pai desde que os dois voltaram", ele diz.
Miguel diz a Lauro que não vai mais lutar por Lígia
Quando ouve as palavras de Pedro, o ambientalista fica arrasado, mas tenta não demonstrar o baque que a informação lhe causa. Tudo que Miguel pensa no momento é em se reconciliar com o filho e não complicar ainda mais as coisas. Porém, depois da conversa com o rapaz, ele procura Lauro (Leonardo Medeiros) para desabafar.
"A verdade é que eu passei anos deixando esse lugar em aberto. O que mais eu poderia esperar?", ele comenta com o amigo, se referindo à volta de Lígia com Vicente. E garante que não vai mais interferir no relacionamento do casal. "O Pedro nunca iria me perdoar se eu me colocasse entre a Lígia e o pai dele outra vez. Se você quer saber, eu não me perdoaria também", declara o oceanógrafo, triste.