A investigação de Júlia (Isabelle Drummond) e Felipe (Michel Noher) fizeram sobre o passado de Miguel (Domingos Montagner) não foi em vão, na novela "Sete Vidas" . Após ter rechaçado o casal por remexer nos assuntos que ele queria manter enterrados, o oceanógrafo volta atrás e resolve se encontrar com Luzia (Susana Ribeiro), a moça por quem foi apaixonado na juventude. Quando ela conta que de fato foi abusada pelo pai do navegador, ele então supera a culpa de ter causado a morte da mãe e decide lutar para reconquistar o amor de Lígia (Debora Bloch ). As cenas vão ao ar a partir do capítulo de 27 de junho.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece quando Júlia chega da viagem que terá feito com Pedro (Jayme Matarazzo) para Belo Horizonte e se surpreende ao encontrar Miguel em sua casa à sua espera. Ele se desculpa pela hostilidade que teve com ela e com Felipe no aeroporto.
"Não que isso sirva de justificativa, mas eu estava completamente fora do eixo. Aliás, você já deve ter percebido que falar sobre o passado, para mim, não é exatamente fácil. E, de repente, você e o Felipe começam a trazer mil coisas à tona. Diante disso, eu acho que entrei em choque. A minha reação foi me afastar. Eu precisava desse tempo, para tentar entender, para tentar digerir pelo menos uma parte de tudo o que vocês me disseram", diz o pai de Joaquim.
Miguel e Luzia se reencontram
Completamente disposta a ajudar, a restauradora diz que guardou os diários da mãe dele, mas o ambientalista tem outros planos: "Eu quero falar com a Luzia, Júlia. Será que você pode me levar até ela?", pede. Os dois vão juntos visitar a filha de Cida (Camilla Amado), que se comove ao rever Miguel. "Se você soubesse quantas vezes eu imaginei essa cena na minha cabeça. É que desde que tudo aconteceu, a gente nunca pôde conversar e eu esperei tanto por isso. Para falar a verdade, eu já nem tinha mais esperança quando essa menina apareceu aqui, com o teu nome vivo na boca, dizendo que você estava na mesma cidade".
Luzia esclarece o que aconteceu no dia em que Miguel viu o pai saindo da casa da vizinha e deduziu que ele abusou sexualmente dela: "Eu estou dizendo que o Seu Augusto (Celso Frateschi) tentou botar a mão em mim, e que aquela não foi a primeira vez. O que ele não esperava, claro, era ser flagrado pelo próprio filho, ser acusado por ele na frente da esposa. E o que ele fez então foi comprar o silêncio da minha mãe". As cenas do passado já foram mostradas em flashbacks na trama. "O teu pai te fez carregar, esse tempo todo, uma culpa que você não tinha. Você estava defendendo a sua mãe. Me defendendo", ela completa.
Depois dessa conversa, o ecologista vai superando o trauma e a culpa aos poucos, até que entende que precisa tomar um novo rumo na maneira de viver. Ele deixa o trabalho que foi fazer na Espanha, afim de estreitar os laços e fincar raízes, coisa que nunca fez. "Chega de ir embora, de me exilar. A partir de agora eu quero tentar fazer diferente. Tentar ficar e recuperar o que é meu, e eu nunca soube ter. Ficar e ocupar o lugar ao qual eu pertenço, e que esse tempo todo eu deixei vazio (...) Não sei se ainda dá tempo, mas eu sei que estou disposto a lutar", diz Miguel a Júlia. Contudo, a essa altura, Lígia terá beijado Vicente (Angelo Antonio), numa recaída, e os dois estarão ensaiando uma retomada da relação.