O fato de Júlia (Isabelle Drummond) não ser irmã biológica dos filhos gerados a partir da doação de sêmen de Miguel (Domingos Montagner) na novela "Sete Vidas" nunca a excluiu da nova família. A não ser em seu envolvimento com Pedro (Jayme Matarazzo) e mais recentemente com Felipe (Michel Noher). Contudo, nos próximos capítulos a restauradora tenta ajudar a resolver o trauma do passado do navegador e ele fica tão irritado que a rejeita, ressaltando que a jovem não é sua filha.
Depois que ouviu a história do drama familiar vivido por Miguel na adolescência, Júlia conseguiu entender o motivo de o oceanógrafo se esquivar tanto dos laços familiares na vida adulta. Abalada, a moça resolveu contar o desabafo a Lígia (Débora Bloch), que depois disso resolveu autorizar a convivência dele com Joaquim e a partir daí os dois acabam reatando o namoro.
Contudo, Júlia decide investigar o passado do ambientalista e junto com Felipe segue Miguel até a casa de Dona Cida, a mãe Luzia, a moça por quem ele era apaixonada e que teria sido abusada sexualmente por Augusto (Celso Frateschi), pai dele. De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, isso acontece depois que Luís (Thiago Rodrigues) descobrir outras denúncias de abuso relacionadas ao médico.
Miguel repreende Júlia por remexer em seu passado
Quando percebe que foi seguido até a casa de Dona Cida teria, Miguel fica surpreso e irritado: "Que fique muito claro! Acabou a maluquice aqui! Eu não admito que vocês se metam. Não a esse ponto!". "Eu sei, Miguel, você tem razão, mas a nossa intenção era ajudar", Felipe se justifica. "E quando foi que eu pedi ajuda?! Além de ter traído um segredo, vocês agora invadem a minha privacidade sem o menor respeito", rebate o navegador.
Apesar dos arguetosd casal, que garante que só queria ajudar Miguel se descontrola e é cruel com Júlia: "Esse passado não existe mais, acabou, está enterrado! Eu lamento se as coisas deram errado com o seu pai, mas desocupe-se, você não é minha filha (...) Não a ponto de se preocupar ou se meter desse jeito, tomando a frente de uma questão que só diz respeito a mim! Com licença, sim?". Felipe ainda tenta consolar a namorada. "Ele não fez por mal. Ele está de cabeça quente", diz. Mas ela responde, arrasada: "Ainda assim. A verdade é que doeu ouvir isso".