Esther (Regina Duarte) vai se decepcionar com José Renato (Jonas Bloch) na última semana da novela "Sete Vidas". Ao encontrar o advogado que está cuidando do divórcio de Luis (Thiago Rodrigues), a professora e o jurista se reconhecem, de terem sido namorados na juventude. Os dois então combinam de pegar um cinema juntos, só que, quando comenta com o ex que foi casada com uma mulher, a educadora não gosta da reação de espanto dele e resolve ir embora antes mesmo de entrar para assistir o filme. As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo de terça-feira (7), na trama de Lícia Manzo.
Depois da recaída do ex-casal, que acontece num beijo ao final de um jantar que os dois marcam para colocar a conversa em dia, eles passam a se ver e o advogado dá a entender que a antiga paixão foi reavivada. Porém, de acordo com o colunista de TV Daniel Castro, a revelação do casamento homossexual de Esther será um balde de água fria na retomada dessa relação.
Tudo acontece na porta do cinema, quando José Renato comenta: "Bom, eu só não te digo o tempo que eu não venho ao cinema porque tenho medo de você terminar comigo (...) É que a fila, o estacionamento, o povo que fala alto, a obrigação de comprar com antecedência. Eu acabo preferindo o meu DVD". E a mãe dos gêmeos lembra: "Se eu bem me recordo, desde sempre você era assim. Eu lembro de uma vez ter chegado na sua casa com um mandado de desocupação do sofá, não foi?". É aí que ele toca no assunto que provoca arevelação. "Até foi, mas isso não é exclusividade minha. Todo homem é meio acomodado. Ou vai dizer que o seu marido não era?", pergunta.
'Eu preciso de um tempo para digerir isso melhor'
Quando ouve a pergunta, Esther se dá conta de que Luís não contou a ele que é filho de duas mães, e diz: "Meu Deus, eu não estou acreditando. Você atende o meu filho esse tempo todo e ele... Mas é a cara do Luís mesmo. Ele é tão objetivo, tão pragmático, que pelo visto falou com você sobre o divórcio, mas nenhuma palavra sobre a própria história, ou sobre mim".
Ela então explica: "Para resumir algumas décadas em poucos segundos: Eu tive o Luís e a Laila por meio de inseminação artificial. Eles não tiveram pai, tiveram duas mães: Eu e a Vivian, minha companheira esses anos todos. Foi por causa dela que eu me mudei para os Estados Unidos". José Renato até tenta não mostrar que está em choque com o que acabou de ouvir, mas ao notar o incômodo estampado no rosto dele Esther declara: "Bom, na verdade, eu não poderia imaginar que essa fosse, sei lá, uma questão para você".
Ele tenta amenizar a situação: "Não se trata de ser uma questão. Bom, você acaba de me contar. Eu preciso de um tempo, eu acho. Para digerir isso melhor". Mas Esther se indispõe e decide ir embora. "Fica tranquilo. Você tem o tempo que quiser para digerir. Se for o caso, para não digerir também. É que para mim essa é uma questão tão natural que jamais me ocorreu que eu tivesse que te comunicar oficialmente", ela diz, e entra em seguida num táxi. A partir de 13 de julho, "Além do Tempo" vai substituir "Sete Vidas" no horário das seis. A trama de Elizabeth Jhin terá Alinne Moraes no papel da protagonista Lívia.