Severo (Odilon Wagner) vai se dar mal na novela "Segundo Sol" depois de fazer o filho Roberval (Fabricio Boliveira) ser acusado de tráfico de joias preciosas. O vingativo que já fez o próprio pai como seu motorista, põe o patriarca para fora de casa em cenas que irão ao ar a partir do dia 19. Sem dinheiro e sem teto, o antigo milionário avô de Rochelle (Giovanna Lancellotti) terá que andar de ônibus lotado, se mudará para o edifício que sua construtora ergueu, passará a dividir o mesmo teto com mendigos e vai se alimentar de marmita. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta terça-feira (4).
Depois de se tornar novo dono da mansão dos Athayde, Roberval determina que todos os parentes vão passar a trabalhar para ele. Severo fica inconformado e resolve formar uma aliança com Laureta (Adriana Esteves) quando desconfia que o filho está envolvido com negócios ilegais. Quem também se revolta é a irmã de criação de Manu (Luisa Arraes). Rochelle até inventa que foi alvo de tentativa de estupro para se vingar do tio. Inocente e vítima de chantagem de Dominick (Licínio Januário), Roberval logo conclui que o pai está por trás da denúncia e não pensa duas vezes antes de contar tudo o que sabe na frente dos parentes. "Severo me traiu, é um Judas! Aqui, ó, conseguiu sua vingancinha, tão me avisando aqui que Dominick tá preso. Foi você que o denunciou, é claro", dispara.
O também pai de Edgar (Caco Ciocler) não se abala. "Cada um luta com as armas que possui", alega. E Roberval segue mostrando sua revolta com o pai. "Doutor Severo me apunhalando pelas costas. A única pessoa que foi capaz de estender a mão pra salvar você e sua família e é assim que me agradece?", questiona. Mas Severo não se cala e segue acusando o filho: "Você fica cantando de galo, posando de santinho, mas não passa de um marginal! Você é um contrabandista, um traficante internacional, deve ser procurado pela Interpol, FBI, por isso veio se esconder aqui". A acusação surpreende Zefa (Claudia di Moura), que pergunta se o ex-amante tem razão. "Eu não faço nada ilegal em meus negócios, não sou traficante, nem contrabandista", responde o ex-noivo de Cacau (Fabiula Nascimento) e possível assassino de Remy (Vladimir Brichta).
O vingativo avança no pai, mas Zefa e Edgar intervêm. "Quer mesmo me bater? Mas é só o que tá faltando pra completar essa família, um filho espancar seu próprio pai", diz o patriarca. Revoltado, Roberval recorda aos gritos: "Agora você é meu pai? Nunca me chamou de filho e agora quer exercer algum direito de pai, me exigir dever de filho?". "Você não é meu filho. Você é um acidente da natureza, um erro de percurso", rebate Severo, tirando de vez o filho do sério. "Você tem até amanhã pra arrumar onde ficar e picar sua mula daqui", determina. Expulso de casa, Severo pede para a ex-amante lhe acompanhar, mas Zefa se recusa. Não vão ficar do meu lado? Já entendi. Vocês, sim, são os verdadeiros traidores", protesta.
Em seguida, Severo se muda para o prédio onde morava Selma (Carol Fazu) com o marido até o teto ruir e matar Lourival (Jackson Costa). "Severo passa pelo meio dos invasores, vê pessoas levando latas de água para dentro do prédio, mendigos lavando roupa. Severo abre a porta e entra. Ele se depara com o apartamento abandonado, o teto ainda caído, muita sujeira, um resto de entulho, um colchão velho no chão e baldes no meio da sala. Severo fecha a porta, larga sua mala e senta no colchão sujo", diz o roteiro.
(Por Guilherme Guidorizzi)