A Record TV estreia nesta terça-feira, 22 de março, 21h, sua nova produção baseada na Bíblia, "Reis ". A história será dividida em temporadas para narrar como o povo judeu através de seu último juiz, Samuel, é conduzido seguindo ordens de Deus até o exército babilônico o render. (Você pode ler aqui o resumo da primeira semana). A primeira leva o título de "A Decepção".
"Reis" aborda ainda a chegada de Davi ao poder, bem como de seu filho, Salomão. Escrita por Raphaela Castro, a nova produção reunirá atores vistos em "Gênesis" (2021) e artistas que estreiam na emissora paulista, e é baseada nos livros de Salmos, Provérbios, Eclesiastes, I e II Crônicas e I e II Reis.
Desde a retomada da teledramaturgia em 2004, a Record, com "Reis", terá produzido entre novelas, séries e minisséries 15 produções inspiradas na bíblia. A lista tem início com "A História de Ester" (2010) e reúne ainda "José do Egito" (2013) e "Os Dez Mandamentos" (2015).
Assim como ocorreu em várias histórias já exibidas, "Reis" retrata quando os hebreus de novo se separaram de Deus e quando os filhos do sumo sacerdote Eli (José Rubens Chachá) deixam de seguir as Suas vontades.
Ao mesmo tempo, tramas paralelas, como o drama de Ana (Branca Messina) por não conseguir engravidar serão contadas. Ainda se contará o crescimento de Samuel (Rafael Gevu, na fase jovem), que se tornará juiz e profeta de Israel.
A Record estreia a novela "Reis" na terça-feira dia 22 de março de 2022 às 21h. "Reis" irá ao ar de segunda a sexta-feira, dividindo o horário com "A Bíblia". Até o fechamento desta matéria, a emissora não havia divulgado se "Reis" teria um resumo semanal nos sábados.
Nessa primeira fase, o público conhecerá muitos personagens através das tramas paralelas e das principais. José Rubens Chachá vive o juiz/sacerdote Eli, pai de Honi (Vinícius Redd) e Finéias (Edu Porto), dois jovens rebeldes. O primeiro é casado com Querên (Prisma da Matta) e o segundo, com Melquisa (Ariane Botelho).
Fernando Pavão interpreta Elcana, casado com Ana (Branca Messina) e Penina (Julia Guerra) e pai de quatro, incluindo Samuel, filho de Ana e futuro marido de Eloá (Kiria Malheiros). Elcana se casa com Penina porque a primeira mulher não conseguia engravidar. As duas, claro, vivem em pé de guerra.
Entre outros personagens estão a filha de prostituta Queila (Karize Brum), o guerreiro Jotã (Duda Nagle) e os reis filisteus Guedór (Anselmo Vasconcellos) e Anainér (Silvia Pfeifer). São eles os inimigos dos hebreus.