Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) não encontra outra alternativa a não ser suplicar pela ajuda de Trindade (Gabriel Sater) depois que for baleado por Muda (Bella Campos). E o peão logo avisará o curandeiro de um segredo que tem: "Eu tenho um trato com o diabo".
O Velho do Rio vai ser baleado pela falsa deficiente quando efetuar um disparo tentando acertar uma onça pintada que cercar a tapera de Juma (Alanis Guillen) quando a "mulher-onça" viajar para o Rio de Janeiro com Jove (Jesuíta Barbosa).
Essas cenas começam a ir ao ar dia 6 no remake da novela exibida pela primeira vez em 1990 pela extinta TV Manchete. A informação é do colunista Daniel Farid, do portal "Notícias da TV". Para tentar escapar da morte, a entidade irá se rastejar até um rio, onde se encontra com Trindade.
Assim que fica frente a frente com o avô de Tadeu (José Loreto), agora encarnado no ser místico, Trindade lhe socorre com água de um cantil. "Bebe, meu velho, bebe", fala o companheiro de viola de Tibério (Guito) na novela que apresenta algumas diferenças em relação à primeira versão.
O pai de José Leôncio (Marcos Palmeira) então conta ao peão o que aconteceu com ele. "Eu tô c'uma bala cravada no peito. Que tá me queimâno. Me arranca ela do peito", relata o Velho, ouvindo do vaqueiro que tem como ele lhe ajudar, sim.
"Só se fô na ponta da faca", aponta o peão, acrescentando: "Eu tenho um trato com o diabo". Mas o Velho do Rio faz pouco caso da revelação. "Me arranca logo essa bala do peito. Que ocê vai tê o que ele prometeu", garante, quase sem forças, a entidade, que logo depois volta a se transformar em uma cobra.
Já na outra parte da novela das nove e um pouco antes, Juma vai sacar sua espingarda para José Leôncio quando ele ameaçar expulsá-la de suas terras.