Na novela "Pantanal", Muda (Bella Campos) vai acertar um tiro no Velho do Rio (Osmar Prado) e irá se recusar a salvar a entidade, apesar dos seus apelos. "Tô morrendo!", afirma o ser em cenas que irão ao ar na semana que vem na novela das nove. A tragédia ocorre quando uma onça cerca a tapera de Juma (Alanis Guillen) quando Muda estiver sozinha depois que a dona da casa viajar ao Rio de Janeiro.
Expulso da tapera por Juma ao se recuperar do ataque de uma cobra, Jove retorna à fazenda, faz as pazes com o pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), e descobre ser irmão de Tadeu (José Loreto). Depois de tudo isso, o rapaz consegue se entender com a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e a convence a conhecer uma cidade.
As cenas começam a ir ao ar na semana que vem. Ao ver Muda, mandante de sua morte, sozinha na tapera, Maria resolve colocar a falsa deficiente em pânico. Encarnada no corpo de uma onça, a mãe de Juma passa a cercar sua tapera.
Maria Rute se apavora, saca sua espingarda e fica pronta para se defender da pintada. "Minha Nossa Sinhora! Ela vai entrá aqui", fala, em pânico, conta o portal "Notícias da TV". Ao mesmo tempo, o Velho do Rio tenta controlar a mãe de Juma, na novela que apresenta diferenças em relação ao original de 1990.
"Carma, Maria Marruá... Acarma-te... Acarma-te. Num é tempo de vingança... É tempo de justiça. E num cabe a nóis apressá o que tivé que sê", pede a entidade, reencarnação de Joventino (Irandhir Santos).
Já Muda vai clamar para que ninguém a ataque. "Pelo amô de Deus, me dêxa em paiz... Me dêxa... Me dêxa! Eu num quero mais morte... Eu num quero vingança... Eu num quero mais nada", reforça. Amedrontada com os rugidos da pintada, a garota atira na direção da parte externa da tapera sem abrir uma porta.
E é assim que o Velho do Rio é atingido, passando a pedir por ajuda. "Abre a porta... Que eu tô morrêno", fala o ser místico. Porém, como não identifica a voz do curandeiro, Muda o ignora solenemente. E ainda faz uma promessa.
"Amanhã eu vô abrí a porta... E vai tê uma onça morta na solêra. E quando a Juma vortá. Se ela vortá, eu vô tê que contá isso à ela: que matei a mãe dela... Que matei, duas veiz, Maria Marruá", garante na novela, que pode ter uma grande mudança em relação ao fim de Alcides (Juliano Cazarré).