Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) vai levar um segundo tiro e, novamente, correr risco de morte. Dessa vez, a entidade é a atingida por Tenório (Murilo Benício) antes de conseguir, em forma de cobra, dar o bote no vilão. Mas o que vai acontecer com o avô de Jove (Jesuíta Barbosa)?
O Velho do Rio vai sobreviver ao novo atentado na novela de Bruno Luperi para só ter o seu desfecho cravado no capítulo final. Antes de ser atingido por Tenório, o protetor de Juma (Alanis Guillen) revela sua primeira gravidez. A criança, aliás, se for mantida a versão de 1990 é a reencarnação de uma personagem já morta.
Segundo o colunista André Romano ("Observatório da TV"), Marcelo (Lucas Leto) é quem alerta Tenório sore a chegada da cobra, de surpresa. "Pai, cuidado!!! Cuidado, pai... Cuidado... Se afasta, pai... É só se afastar... Com calma... Ela não vai fazer nada", fala o possível meio-irmão de Guta (Julia Dalavia).
Depois, ferido, o Velho do Rio pensa em pedir ajuda para Juma e acaba salvo por Eugênio (Almir Sater), o chalaneiro que também impede Maria Bruaca (Isabel Teixeira) de tirar a própria vida. Salvo, a entidade dá um aviso à namorada do neto.
"Juma Marruá... Eu num vô m'embora desse mundo antes de pegá meus marruázinho nos braço... Ocê é uma boa minina, Juma, uma boa minina... Eu lhe quero muito bem...", fala o espírito, para surpresa de Juma.
"A Muda (Bella Campos) ... Ela disse que lhe dero um tiro... Que ocê tinha virado sucuri, pra matá o Tenório e o mardito lhe atiro. Aí ocê sumiu nas água... Minha Nossa... Eu tava aqui... quase chorâno...", fala a pantaneira.
E ainda na novela de Bruno Luperi, Tenório vai jurar se vingar de Alcides (Juliano Cazarré) quando descobrir que o peão mantém um caso com sua mulher. "Mas eu vou dar as terrinhas dele... Ara, se eu num vô! Como disse a Zefa (Paula Barbosa): sete parmo pra bâxo do chão! E vô enterrar o maldito capado! Que é pra ele num durmí mais com a mulher de ninguém nem no ôtro mundo!", garante.