A novela "Pantanal" vai revelar que Marcelo (Lucas Leto) e Guta (Julia Dalavia) não são meio-irmãos por parte de pai, Tenório (Murilo Benício). Dessa forma, o caminho se abre para os dois ficarem juntos, o que ocorreu na primeira versão, em 1990.
Segundo a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo", mãe do rapaz, Zuleica (Aline Borges), é quem revela ao filho a verdade. Até lá, Guta e Marcelo serão pegos na cama por Tenório e a engenheira irá se desesperar ao descobrir gravidez do "irmão".
A segunda mulher do vilão abre o jogo com o filho e a futura nora quando vê o rapaz aflito por supostamente não poder ficar com a engenheira. A rival de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) então revela ter sido estuprada por um médico enquanto era funcionária de um hospital.
Após o abuso, Zuleica nada revelou a Tenório, que sequer desconfiou que não pudesse ser o pai de Marcelo. Assim, a também mãe de Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Caue Campos) - a ter um final trágico - manteve o segredo. Zuleica vai falar ao casal que o assunto ainda a incomoda e Guta e Marcelo fazem pacto de silêncio.
+ novela 'Pantanal': Tenório castrou Alcides? E fim das gravações é antecipado por surto de Covid
Se Guta está encantada por Marcelo, desde sempre a garota abalou as estruturas de Alcides (Juliano Cazarré), agora envolvido com sua mãe, Maria Bruaca. Só que Tadeu (José Loreto) também já se mostrou afim da engenheira, que resolve recorrer ao capataz para limpar sua imagem com o filho de criação de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Guta pede para Alcides falar a Tadeu que os dois nunca se envolveram. "Porque que eu tenho que í lá dizê isso a ele?", pergunta o capataz, acrescentando: "Ocê que me perdoe, mais eu num vô!". Mas a garota mimada impõe seu desejo. E é aí que acaba surpreendida.
"Ocê se deitá comigo primêro...", sentencia Alcides, que completa: "Se ocê quisé que eu vá até lá, ocê vai tê que me dá alguma coisa em troca...". Furiosa, Guta chama o empregado de "cretino" e o deixa sozinho.