José Leôncio (Marcos Palmeira) voltará a decepcionar Filó (Dira Paes) na novela "Pantanal". E de quebra, o fazendeiro vai incomodar o filho Tadeu (José Loreto), um dos seus três filhos. Isso ocorre quando o pantaneiro pedir à companheira e ao peão que escondam de Jove (Jesuíta Barbosa) o elo de sangue que o une a Tadeu.
Na novela de Bruno Luperi exibida originalmente em 1990, Tadeu é tratado como afilhado de José Leôncio, seu pai e braço-direito. O mal-estar ocorre quando Jove finalmente descobre, através da tia Irma (Camila Morgado), que seu pai está vivo e, incentivado por ela, manda uma carta para o fazendeiro.
Emocionado em saber que vai reencontrar o filho, José Leôncio vai organizar uma festa de recepção para Jove, que acaba não saindo como o esperado por conta de uma atitude do rapaz. Só que um pouco antes da comemoração, o fazendeiro faz um alerta a Filó e Tadeu: esconder de Jove que ele e o peão são irmãos.
Tanto a companheira como o filho mais velho de José Leôncio não vão gostar, claro, nada da atitude do "rei do gado". Esse é mais um fora que o fazendeiro dá em Tadeu, após nomear Tibério (Guito) como novo administrador da fazenda.
Pouco mais adiante, José Leôncio é surpreendido pela chegada de um terceiro filho, José Lucas de Nada (Irandhir Santos), idêntico ao avô paterno, Joventino (Irandhir Santos), na novela que tem algumas diferenças em relação ao original levado ao ar pela extinta TV Manchete (1983-1999).
O sobrenome "de Nada" é porque a mãe do peão/caminhoneiro não tem ideia de quem seja seu pai. Mas o destino age a favor de José Lucas e ele, por acaso, chega à fazenda do pai.
Se o final for mantido, só no último capítulo José Leôncio se reencontra com o pai, que agora se transformou no Velho do Rio (Osmar Prado), e recebe dele a herança de cuidar do Pantanal.