As tragédias na vida de Maria Marruá (Juliana Paes) na novela "Pantanal" quase vão ganhar um novo capítulo quando a viúva de Gil (Enrique Diaz) for picada por uma cobra e ficar entre a vida e a morte. O pior só não ocorre porque o Velho do Rio (Osmar Prado) aparece e salva a posseira em cenas previstas para este sábado (9) na novela das nove.
O espírito de Joventino (Irandhir Santos) vai cuidar de Juma quando a criança estiver se divertindo na beira do rio. Mas como desconhece isso, Maria irá atrás da filha e é assim que acaba picada pela serpente. A viúva de Gil perde os sentidos e é achada desmaiada pela entidade, capaz de incorporar no corpo de uma cobra.
O curandeiro faz um chá de ervas e dá para Maria. "Vâmo... Ocê tem que bebe! Ocê também sabe que não é a sua hora. Ocê tem que bebe tudo...Ocê tem que lutar... Faz força... Luta!", implora o avô de Jove, que no Rio de Janeiro irá presenciar a morte do vô materno, Antero (Leopoldo Pacheco). Quem antecipa é o portal "Notícias da TV".
A pequena Juma vê ainda quando o Velho do Rio tenta que o espírito de Maria retorne ao seu corpo ao fazer uma pajelança na novela que reúne mudanças em relação ao original exibido em 1990 pela extinta TV Manchete (1983-1999).
O ser místico recorda que a viúva já mostrou bravura após a Juma nascer. "Maria Marruá... Que enfrentô sucuri pra salvá a própria filha... A mulher que vira onça nas noite de lua cheia pra caça e alimentá sua cria, num pode se acabá assim... Num pode...", afirma.
O Velho do Rio se dirige à futura namorada de Jove e assegura que a mãe vai sobreviver. Fala ainda que irá embora quando Maria se recuperar e ouve da pequena para ele ficar.
"Eu sô como o vento... Num faço morada, nem tenho parada...Eu sô pó e estrela, Juma... Eu sô aquilo em que ainda se pode confiá... Já num tenho nessa vida mais nada de meu... E, por isso, tenho tudo", justifica.
Logo depois, Maria se recupera e mostra gratidão à entidade. "Era o senhor o vurto que eu via... Era o senhor... Que parecia Deus do meu lado", fala. "Eu sabia que ia te encontra de pé", responde o ancião.