Na novela "Pantanal", José Lucas (Irandhir Santos) vai assumir a paternidade do filho de Irma (Camila Morgado), que foi abandonada grávida por Trindade (Gabriel Sater). Vale ressaltar que o peão só retornará à fazenda para o parto da criança. Quem adianta é o "Notícias da TV".
Após recorrer a um milagre, o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) dará seu sobrenome ao bebê com a benção do pai biológico e ainda pedirá Irma em casamento. Entretanto, antes de assumir a paternidade, José Lucas pedirá o consentimento do seu pai.
E em cenas dos próximos capítulos, Mariana (Selma Egrei) dará sua aprovação para o matrimônio da filha, mas dirá que o peão é muito honesto para ser político na novela está chegando ao fim. A trama dará lugar à "Travessia " no dia 10 de outubro com a polêmica escalação de Jade Picon para o papel de Chiara.
Na novela "Pantanal", o parto de Irma (Camila Morgado), que vem tendo premonições e sensações sobrenaturais, reserva uma surpresa. Além disso, o parto contará com a ajuda do amigo do "Cramulhão", que fará um retorno relâmpago e às escondidas à fazenda dos Leôncios.
Assim que o bebê nascer, a ruiva verá o neném sorrindo e será surpreendida. "Ele está vivo? E não está chorando por quê?", questiona a filha mais velha de Mariana (Selma Egrei) sendo abrandada por Trindade.
"Esse capetinha tem mais vida que eu e ocê. Ele num tem mais motivo nenhum pra chorá... Eu cortei o laço que prendia a vida da gente... E vô carregá comigo a nossa promessa", dirá o peão antes de entregar a criança para a mãe. Quem antecipa é o colunista André Romano, do "Observatório da TV".