A greve de sexo de Maria Marruá (Juliana Paes) não vai durar muito tempo na novela "Pantanal" e a sofredora engravidará pela quarta vez. Desesperada, a mulher de Gil (Enrique Diaz) pede para o marido lhe comprar veneno, o apavorando. Já se sabe porém que Maria após perder três filhos vai levar a gestação até o fim e por pouco não se livra da filha, Juma Marruá (Alanis Guillen).
Segundo o site "Observatório da TV", ao descobrir a nova gravidez, Maria vai fazer de tudo para atentar contra a própria vida. Em um primeiro momento, tenta se afogar no rio. E como não consegue, ao ver que Gil vai fazer compras tem uma nova ideia.
"Se tiver toucinho você compra. E se sobrar mais alguma coisa, você compra veneno", dispara a pantaneira chocando o marido. "Veneno pra quê?", pergunta Gil, na novela que popularizou o termo
Maria nem pensa duas vezes e conta o seu plano sádico contra si mesma. "Pra mim e pra criança!", completa a sofredora. Mais tarde, em uma ação do destino Maria e Madeleine (Bruna Linzmeyer) vão dar à luz quase ao mesmo tempo unindo desde cedo os caminhos de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma.
Exibida originalmente em 1990 pela extinta TV Manchete, "Pantanal" apresenta algumas mudanças nessa segunda versão em relação a primeira trama, criada e assinada por Benedito Ruy Barbosa. Há 32 anos, Claudio Marzo, morto em 2014, fez três papéis: Joventino, José Leôncio e Velho do Rio.
Agora, três atores (Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira e Osmar Prado) se dividem entre os personagens. Além disso, a segunda família de Tenório (Murilo Benício) é uma família negra. Madeleine, por sua vez, na segunda fase será uma influencer, algo que sequer exisita em 1990.
Por fim, Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler) terá uma participação maior na história na comparação com a primeira versão. "Pantanal" foi a maior audiência da teledramaturgia da extinta emissora, chegando a ser líder, e reprisada três vezes, sendo uma delas em 2008 pelo SBT.