Na novela "Pantanal", Maria Marruá (Juliana Paes) vai mostrar que tem poderes sobrenaturais para salvar a filha, Juma (Alanis Guillen, na 2ª fase), após deixar a recém-nascida entregue à própria sorte. A mãe da mocinha irá se transformar em onça para impedir que uma cobra gigante ataque a criança. "Fardo que não pedi", esbraveja Maria antes de dar à luz e após assustar o marido ao pedir veneno para ela e o bebê.
As cenas vão ao ar nesta terça-feira (5). Na novela das 9, Maria e Gil (Enrique Diaz) chegaram ao Pantanal fugidos após perderem três filhos em uma trama que mescla grilagem, posse de terra e vingança. Devastada, a sofredora até fez greve de sexo, mas depois se entregou ao posseiro. Agora, sentindo que dará à luz resolve não ter ajuda de ninguém na hora do parto.
"Nasce... Nasce! Que num vô te carrega comigo pro resto da vida... Ocê é filho de Deus, e é pra ele que eu vô lhe entrega! Nasce... Nasce, fardo que eu num pidí! Nasce!", fala a mulher de Gil. "Quero sofrê tudo agora, pra num tê nunca mais que chorá nessa vida mardita!", acrescenta.
"Filho é só dor e sofrimento... E eu num quero mais sofrê... Eu num guento mais tanto sofrê! Num guento!", completa a mãe de Juma, que após uma passagem de tempo se envolve com Jove (Jesuíta Barbosa, na juventude) na novela que chega à segunda fase na semana que vem.
Em seguida, a forasteira descobre ter se tornado mãe de uma mulher. "É minina, minha Nossa Senhora... É minina... Antes que eu queria tanto tê uma... E ocê só me chega agora... Eu ia lhe chamá de Juma... Mas... Se Deus botô no meu caminho, Ele que carregue!", dispara.
É nesse momento que Maria põe a filha em uma canoa e deixa que o rio leve a embarcação. Porém, uma cobra no mesmo instante surge muito perto. A sofrida mulher encara a sucuri, leva o bote e vira, literalmente, uma onça para defender a filha.
Transformada no mamífero, Maria tem uma luta com a serpente e sai vitoriosa. Por fim, carrega Juma na boca como uma onça diante do olhar perplexo de Gil.