Xavier (Ricardo Tozzi) vai ser preso nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". O fazendeiro irá para a cadeia por ter provocado o atentado contra Elisabeta (Nathalia Dill), elaborado por lady Margareth (Natália do Vale), e que quase custou a vida de Darcy (Thiago Lacerda). As cenas irão ao ar a partir da próxima semana, já na reta final da trama das seis, que chega ao fim dia 24. O inglês só escapa da morte porque recebe uma transfusão de sangue de Camilo (Maurício Destri).
Como parte do seu plano, Xavier contratou Virgílio (Giordano Becheleni), que sequestrou Brandão (Malvino Salvador) e roubou suas roupas do Motoqueiro Vermelho. Fantasiado como o personagem misterioso, o filho de Gaetano (Jairo Mattos) fugiu após acertar um disparo em Darcy e vestiu o coronel com as roupas do motociclista para incriminá-lo. Ao retomar a consciência, Brandão recebeu voz de prisão ao ser acusado como o responsável pelo atentado. Antes do julgamento começar, quase todos vão se mostrar angustiados com o futuro do noivo de Mariana (Chandelly Braz). Isso porque Xavier não perde a chance de provocar seu rival.
Durante o tribunal, a filha de Ofélia (Vera Holtz) acusa tanto Xavier como Virgílio por estarem por trás de sua tentativa de assassinato. Quem também denuncia a dupla é Susana (Alessandra Negrini), que terá sido convencida por Estilingue (JP Rufino) a depor contra os vilões. Certo que o fazendeiro é culpado, o juiz determina sua prisão e considera Brandão inocente, para alegria de todos do Vale do Café. Acusado, Xavier parte para o tudo ou nada e saca uma arma, ameaçando a todos. Ele não só não atira porque Ernesto (Rodrigo Simas) o detém. Já preso, o cúmplice de lady Margareth é encarado por Brandão na delegacia.
Quando for denunciado por Susana, Virgílio estará desaparecido. O irmão de Fani (Tammy Di Calafiori) foge depois de, acidentalmente, atirar contra o próprio pai e provocar sua morte ao brigar com Ernesto. "Olha só o que você fez com nosso pai! Animal!", diz o marido de Ema (Agatha Moreira). Ao ver que o pai morreu, o mocinho ficará com sentimento de culpa, pois terá desmascarado os crimes do irmão. "Sou a maior vítima de mim mesmo. Olha o que acabei causando", afirma. "Você não causou nada, meu amor. E se alguém tem responsabilidade aqui, é Virgílio. Seu irmão apontou a arma pra você", diz a baronesinha. Além do italiano quem também vai perder a vida na reta final do folhetim é lorde Williamson (Tarcísio Meira), vítima de maus tratos de capangas contratados por sua irmã.
(Por Guilherme Guidorizzi)