Lady Margareth (Natália do Vale) vai provocar uma grande explosão nos últimos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". Responsável pela tentativa de assassinato de Elisabeta (Nathalia Dill), mas que quase matou Darcy (Thiago Lacerda), seu sobrinho, a vilã volta a atacar. Segundo a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta terça-feira (11), a megera decide aproveitar a inauguração de uma ferrovia para se livrar de seus inimigos. A trama das seis chega ao fim daqui a 13 dias e dará lugar a "Espelho da Vida".
A irmã do Lorde Williamson (Tarcísio Meira), vítima fatal de suas maldades, quando fica sabendo do evento promovido pelo seu sobrinho no Vale do Café decide agir. Ela manda que seja colocada uma bomba no local. A explosão deixa como saldo vários feridos. A essa altura, a também tia de Charlotte (Isabella Santoni) terá revelado que simula estar louca, confirmando as suspeitas de Elisabeta, ao receber a visita de Briana (Bruna Spínola). A jovem conta ter forjado sua morte em um navio, no qual foi deportada a mando da mãe, e que está grávida de um homem humilde.
O casal formado pelo mecânico e pelo militar vai ficar junto no final do folhetim de época com direito a noite de amor, que não irá ao ar, mas ficará implícita. O filho de Gaetano (Jairo Mattos) acaba presenteado com uma joia por Otávio (Pedro Henrique Müller). "Era da minha mãe. É a única lembrança que me restou dela. Luccino Pricelli, você aceita ser meu... vizinho?", pergunta ele antes de receber carícias do italiano irmão de Fani (Tammy Di Calafiori). Já a ex-noiva do oficial, Lídia (Bruna Griphao), terá um casamento surpresa com Randolfo (Miguel Romulo), embora esteja grávida de Uirapuru (Bruno Gissoni).
A irmã de Lídia, Elisabeta, Mariana (Chandelly Braz) e Jane (Pâmela Tomé) vai conseguir adotar a criança largada na porte de sua casa. Mas antes de conseguir a guarda definitiva, será afastada do bebê após denúncia de Josephine (Christine Fernandes), sua nora. A outra vilã da novela alega que a Benedito não tem condição psicológica para cuidar do recém-nascido. Ainda nessa reta final, a mãe de Rômulo (Marcos Pitombo) e Edmundo (Nando Rodrigues) dá uma última cartada para se livrar da mulher de seu marido. Ela tenta jogar a mocinha de um penhasco. Porém, não só não consegue matar Cecília (Anajú Dorigon) como acaba ela despencando para a morte.
(Por Guilherme Guidorizzi)