Apaixonada por Brandão (Malvino Salvador), Mariana (Chandelly Braz) vai armar um plano para separar o oficial de Josephine (Christine Fernandes), sua antiga amante, nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". Se passando por Mário, a filha de Ofélia (Vera Holtz) irá morar com Brandão e para a família, mente dizendo está namorando o motoqueiro, para justificar seu período todo fora de casa. A informação é do colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (9). Quem vai saber da verdade é Luccino (Juliano Laham), que escuta da jovem que Brandão chamou Mário para morar em sua casa. Mariana diz que essa é a oportunidade para ficar próxima do oficial e, assim, separá-lo da mãe de Rômulo (Marcos Pitombo) e Edmundo (Nando Rodrigues).
O irmão de Fani (Tammy Di Calafiori) aconselha a irmã de Jane (Pâmela Tomé) a desistir do plano. "Loucura morar na mesma casa que o Coronel. Ele vai descobrir que Mário é Mariana, é fatal!", adverte o rapaz. "Pode não ser fácil, mas impossível também não é. E vale o esforço! Só de pensar que vou estar noite e dia com Brandão... E vou poder impedir Josephine de fazer visitinhas", responde a jovem, salva de afogamento pelo oficial. Novamente, Luccino alerta a irmã de Lídia (Bruna Griphao), grávida do primeiro filho, que a ideia não pode dar certo porque ela não ficará em casa o dia todo. "Darei um jeito. Mas com Mário fazendo campanha de um lado, e Mariana insistindo do outro, logo Brandão vai ceder. E quando isso acontecer, não tem jeito: Mário vai desaparecer", suaviza ela, que já se envolveu com Uirapuru (Bruno Gissoni).
Mariana resolve então assumir namoro com Mário e contar que vai participar do projeto que estuda o reflorestamento do Vale do Café. Por isso, terá que passar o dia inteiro com o namorado e só estará em casa à noite. "Família, tenho novidades. Estou namorando!", inicia, deixando a mãe desesperada. "Minha Santa Isabel da Hungria, protetora de pessoas com dor de dente e doenças cardíacas, vai dizer que é o pobretão do Luccino?!", questiona, aflita, a matriarca, que quer à todo custo arrumar bons casamentos para as filhas. "Deixe a menina falar. Quem é seu namorado, Mariana?", intervém Felisberto (Tato Gabus Mendes). "Mário! É Mário que estou namorando!", revela. "Pedi ao meu amor que venha visitá-los hoje. Ele vai conversar com a senhora e com papai", completa. Quem se espanta é Cecília (Anajú Dorigon), outra que sabe sobre a verdadeira identidade do motoqueiro.
Não demora muito para Mariana, vestida como Mário, surgir na porta da casa da moça e perguntar se pode namorar com ela. "Desculpem vir assim, de mala, mas daqui vou direto pra casa do Coronel Brandão. Estou de mudança pra lá", avisa o rapaz. "O Coronel é um bom amigo da família. A amizade dele o recomenda muito", aprova Felisberto. "Vejo que está levando a sério o compromisso. Mas nos conte mais sobre você, Mário. O que faz? Tem família?", questiona o patriarca quando ouve de Mário que ele quer se casar com Mariana. Mariana/Mário prossegue na mentira e inventa ter ganho uma herança. "Mas não pensem que sou ocioso. Estou desenvolvendo um projeto de reflorestamento. Como Dom Pedro II fez no Rio de Janeiro, plantando a Floresta da Tijuca. Se não se importarem, convidei Mariana para colaborar", relata. Diante de tantas qualidades, Ofélia se empolga e Felisberto concorda com o namoro.
(Por Guilherme Guidorizzi)