Após Dom Sabino (Edson Celulari) ser acusado por Lúcio (João Baldasserini) a respeito da morte de seu irmão, Emílio (João Baldasserini), o ex-congelado será, também, alvo da vingança do vilão nos próximos capítulos da novela das sete, 'O Tempo Não Para'. Com a promessa de encerrar o processo contra Samuca (Nicolas Prattes) reivindicando a autoria da patente do adubo que ergueu a empresa Samvita, Livaldo convencerá Carmen (Christiane Torloni) a jogar strip pôquer com ele em um cassino clandestino. Dom Sabino, por sua vez, chegará no local bem na hora e verá o ex-marido de Carmen de cueca, após as vitórias da mãe de Samuca, que exclamará "Sabino?! Você não podia ter vindo até aqui!". O ex-congelado, num ímpeto de coragem, vai pedir que sua mulher fique calma, e afirmará para Livaldo que não terá outra alternativa: "Na falta de luvas, usarei a minha mão direita para desafiá-lo para um duelo!", esbofeteando-o na cara logo em seguida, como adianta o colunista de TV, Daniel Castro.
O irmão gêmeo de Emílio e Betina (Cleo Pires) vão ficar sabendo que os rivais irão se enfrentar, e aproveitarão para agir. Juntamente a sua comparsa, os vilões trocarão as balas da arma que o ex-congelado usará no duelo com Livaldo para vê-lo morto durante a disputa. "Dom Sabino deve tá achando que vai arrasar", Betina vai comentar ansiosa. "Ótimo... Assim ele morre feliz como um herói de guerra", debochará Lúcio. Pensativa, a vilã questionará: "E como é que você pretende trocar as balas dele por festim?", sendo logo rebatida: "Eu tenho algumas ideias, mas tudo vai depender do curso dos acontecimentos e das escolhas de dom Sabino para o duelo", revelará o vilão. "Dom Sabino é um atirador experiente... Você acha mesmo que ele não vai notar que a bala é de mentira?", indagará a personagem de Cleo. "Se notar, melhor ainda. Vai sentir o gosto da morte antes mesmo do disparo", responderá o irmão de Emílio. "Aí vai ser tarde demais", emendará Betina. "E meu irmão finalmente será vingado", completará o vilão.
No duelo, que quase terminará em tragédia, Marocas (Juliana Paiva) é quem vai levar a pior. Ao descobrir que o pai e o sogro entrarão em uma disputa, a estilista e o noivo, Samuca, pularão em cima de seus pais para evitar uma tragédia. Ao entrarem na arena onde estará ocorrendo a briga, a ex-congelada acabará levando um tiro de Livaldo, e, ao desmaiar, será levada para o hospital, precisando ser operada de emergência.