Dom Sabino (Edson Celulari) vai provar na reta final da novela "O Tempo Não Para" que ainda não se acostumou aos costumes do século XXI. Revoltado, o pai de Marocas (Juliana Paiva) chama Livaldo (Nelson Freitas) para um duelo ao ver o pai de Samuca (Nicolas Prattes) seminu ao lado da ex-mulher, Carmen (Christiane Torloni), em partida de strip pôquer. A empresária terá procurado o ex-marido para acabar com o processo movido por ele contra o próprio filho. Com seus bens bloqueados, o jovem empresário passa a ser sustentado pela mulher e vê sua empresa passar para o controle de Mariacarla (Regiane Alves). As cenas vão ao ar dia 4 de janeiro - a trama das sete deve chegar ao fim dia 28 -, antecipa o colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (17).
O encontro do ex-casal acontece quando Carmen acredita que Livaldo vai desistir do processo que move pela autoria da patente do adubo, peça fundamental para a construção da SamVita. Os pais de Samuca então se encontram em um cassino clandestino e decidem apostar suas próprias roupas, peça por peça. O malandro, claro, leva a pior e já estará quase sem roupas quando dom Sabino aparecer. No mesmo instante, o sogro de Marocas vai exigir que a ex-mulher também retire a roupa. "Eu não vou tirar roupa nenhuma!", avisa a empresária que a essa altura já terá admitido ter inventado que ficou grávida do homem do século retrasado. "Como ousa mandar Carmen desnudar-se ante ao senhor. Ora, dê-se ao respeito! O que está acontecendo aqui?", pergunta ele, surpreendido com a também falsa gravidez de Agustina (Rosi Campos).
A presença do namoro também surpreende a empresária: "Sabino?! Você não podia ter vindo até aqui". O pai de Marocas avisa que vai resolver, sozinho, a situação. "Fique tranquila, Carmen. O senhor não me dá outra alternativa. Na falta de luvas, usarei a minha mão direita para desafiá-lo para um duelo!", dispara. O ex-congelado dá então uma tremenda bofetada em Livaldo, pegando-o de surpresa. "Tá maluco!?", pergunta. Dom Sabino ordena que o rival se arrume para o confronto. "Mais decoro! Trate de vestir-se, seu exibicionista. Poltrão (o mesmo que covarde)! Que espécie de homem age assim?! Como um irresponsável!", manda.
O desafio proposto pelo Barão do Café não é encarado como algo real por Livaldo: "O senhor só pode tá de brincadeira". "O senhor só pode tá de brincadeira", falará. "Sou um cavalheiro. Jamais brincaria com um assunto sério como esse. O senhor desrespeitou a honra mulher que eu amo, e terá de pagar pela afronta!", retruca o pai de Marocas. Quem também se preocupa é Carmen. "Por favor, Sabino... Ninguém aqui vai matar ninguém!", diz. Mas nada é capaz de fazer dom Sabino desistir do duelo. "O senhor Livaldo receberá a visita do meu representante. Nós nos veremos de novo, meu senhor, no mais tardar em 48 horas!", comunica.
Logo depois, Carmen nota que a documentação que Livaldo usou na aposta não tem valor. No papel, ele passaria, definitivamente, a patente do adubo para o filho e colocaria, assim, fim à disputa jurídica. "Mas isso aqui é um monte de besteiras. Você ia me enganar, safado!", esbraveja ela, sendo ironizada pelo ex: "Isso se chama blefe, Carmen. Você já esqueceu?". A empresária se revolta e antes de dar uma joelhada nas partes íntimas do ex, sentencia: " Se o Sabino não tivesse te desafiado antes, eu te chamaria pra um duelo a tapas, seu vigarista!".
Leia também sobre a novela "Espelho da Vida": Alain fica em coma após acidente e planeja tirar Cris do filme
(Por Guilherme Guidorizzi)