Abandonado pelo pai quando ainda era bebê na novela "O Tempo Não Para", Samuca (Nicolas Prattes) vai se decepcionar com Livaldo (Nelson Freitas) na reta final da trama das sete. O empresário vai descobrir que levou um golpe dele em cenas previstas para irem ao ar dia 20 de dezembro - o folhetim deve exibir o último capítulo dia 28 de janeiro. O malandro reivindicou ser o criador do adubo que deu origem às empresas do, a essa altura, marido de Marocas (Juliana Paiva) - os mocinhos se casam em cerimônia que tem como madrinha Betina (Cleo), maior rival da estilista. A informação é do colunista de TV Daniel Castro nesta quinta-feira (29).
Quem lhe conta sobre a descoberta é Vanda (Lucy Ramos). "Samuca, Carmen (Christiane Torloni) ... Eu nem sei como dizer isso. A patente original, não a que você registrou, mas uma mais antiga, de mais de 20 anos atrás. Tá em nome de Livaldo Tácito Faria", comunica a advogada, surpreendendo o jovem empreendedor. "Meu pai? Não é possível... Me acusar de quebra ilegal da patente do adubo? Eu desenvolvi a fórmula!", exclama. "Ele tem um registro anterior", acrescenta Vanda. Ainda sem acreditar que foi passado para trás pelo pai, a quem rejeitou em reencontro, Samuca rasga a documentação: "Isso não vale nada! É só um esboço!". Só que a advogada lhe alerta. "Mas tem valor legal. Até o nome é o mesmo", aponta.
"O nome fui eu que dei. Samuca, o Livaldo tinha esse projeto na faculdade de química, mas nunca levou adiante... Eu jamais podia imaginar que ele tinha registrado", recorda Carmen. "Se ele soubesse o que fazer, tinha lançado o adubo. Essa fórmula é incipiente! Eu desenvolvi a fórmula!", afirma, irritado, o genro de dom Sabino (Edson Celulari), acusado por Lúcio (João Baldasserini) de assassinato. "O nome é o mesmo", avisa Vanda. "Foi minha mãe que batizou a fórmula", diz o empreendedor. E Carmen se culpa: "Me desculpa. Eu devia ter usado outro nome. Ele deve ter mencionado Vitae alguma vez. Eu não me lembro!". O marido de Marocas, no entanto, sai em defesa de Livaldo. "Não... meu pai nunca faria isso comigo", diz. "Dói muito dizer isso, meu filho, mas esse é o tipo de coisa que o Livaldo faria", assegura a ex-mulher do malandro, já aliado de Mariacarla (Regiane Alves), a assassina de Herberto (Claudio Mendes).
Diante de tudo isso, Samuca segue sem acreditar no golpe do pai: "Isso não pode tá acontecendo!". E a mãe o conforta. "Como eu rezei pra estar errada em todas as minhas intuições, filho, no meu sexto sentido de mãe que gritava aqui dentro. Mas, pelo visto, infelizmente, eu tava certa", diz. Ainda sem se convencer, o empresário vai atrás do pai na pensão de Coronela (Solange Couto ). "Não quero acabar com você, muito menos com a sua empresa. Só quero o que é justo. A Carmen sempre me tratou como um lixo, nunca me deu o devido valor. Agora quero o que é meu por direito", alega. Furioso, o mocinho encara Livaldo: "Isso a justiça vai dizer". "Depois que isso tudo for resolvido... Eu quero o principal: recuperar a minha relação com você!", acrescenta o malandro. Só que o marido de Marocas é enfático. "Presta atenção... Esquece que eu existo, de verdade! Não quero nunca mais ter que olhar pra sua cara!", dispara.
Leia também sobre a novela "Espelho da Vida": Cris beija Jorge em surto, é flagrada por Alain e leva fora do diretor
(Por Guilherme Guidorizzi)