Marocas (Juliana Paiva) e Samuca (Nicolas Prattes) vão ganhar o aval da mãe dela para se casarem na novela "O Tempo Não Para". Agustina (Rosi Campos) permite o casamento antecipado da primogênita com o jovem empresário após fazer jogo duro com a filha ao descobrir que ela perdeu a virgindade antes de subir ao altar. Quem antecipa é o portal "Observatório da Televisão" e as cenas irão ao ar nos próximos capítulos da trama das sete, já chegando em sua reta final. Antes da permissão, a matriarca não deixa de dar uma bronca no ex-marido, dom Sabino (Edson Celulari), por ele ter ficado contra ela viajar ao lado do padre Luís (Alexandre Barros) para a Europa. "O senhor passou de todos os limites! Tentar agredir um homem santo! Um representante de Deus!", critica.
O atual namorado de Carmen (Christiane Torloni) rebate a fala de Agustina por causa do estilo mais despojado do religioso. "Nunca vi um representante de Deus tão... irreverente, de calças compridas!... Por minha fé... Que tempos são esses!", dispara. Em seguida, Marocas agradece o apoio dado pela mãe. "Meu pai! O importante é que minha mãe não se opôs à antecipação do casamento... Minha mãe, eu lhe agradeço", diz a estilista com ternura. Os mocinhos decidem se casar antecipadamente depois que Agustina proibir a filha mais velha de fazer amor com o empreendedor. Logo depois, a matriarca dá sua benção para a primogênita, porém volta a alfinetar dom Sabino: "Deus a abençoe, minha filha. Eu estou consigo, e Ele olha por nós. Apesar do comportamento pecaminoso do seu pai".
O homem do século retrasado não engole a provocação. "Marocas, diga à sua mãe que, agora que temos tudo resolvido, eu já vou me retirar... Ela pode voltar para debaixo das saias do padre. Não vejo a hora de entrar com minha primogênita na igreja, e dessa vez num casamento de verdade, não aquela patuscada do bacharel Emílio (João Baldasserini)", cutuca o patriarca. "Vai ser um casamento perfeito, meu pai", afirma a mocinha. E Samuca faz coro: "Com a noiva mais linda do mundo!". Mesmo assim, os ânimos seguem acirrados entre Agustina e Sabino. "Venha, padre. O ar aqui está irrespirável...Meu marido emana pecado, exala perdição", critica a mãe da noiva antes de deixar o local acompanhada do pároco.
Betina (Cleo) vai seguir disposta a tirar a rival de seu caminho e, para isso, colocará Agnese (Beatriz Campos) para envenenar aos poucos a estilista. Porém, os protagonistas vão descobrir que a jovem vem tomando veneno e logo desconfiarão da criada. Samuca vai atrás de Barão (Rui Ricardo Dias) para conseguir prender a aliada da vilã. Já na cadeia, Agnese acaba morrendo para espanto do filho de Carmen.
Leia também sobre a novela "O Sétimo Guardião": a primeira noite de amor de Gabriel e Luz e a morte do pai do rapaz
(Por Guilherme Guidorizzi)