Eurico (Dan Stulbach) vai causar suspeita nos outros integrantes da irmandade na novela "O Sétimo Guardião" após trair o grupo ao se aliar a Valentina (Lilia Cabral). O prefeito faz uma aliança com a vilã para poderem explorarem a fonte milagrosa de Serro Azul. Acreditando que estão sendo traídos, os guardiães decidem mentir para o marido de Marilda (Letícia Spiller) durante uma reunião da seita. As cenas estão previstas para irem ao ar dia 15 na trama das nove, antecipa o colunista de TV Daniel Castro. A essa altura, Gabriel (Bruno Gagliasso) já terá se tornado membro da irmandade e encarado Eurico ao suspeitar do prefeito. A desconfiança surge quando o político dá uma desculpa para faltar ao encontro dos guardiães. "Inventou a desculpa de que precisa cuidar da primeira-dama que está doente", explica Ondina (Ana Beatriz Nogueira).
Aranha (Paulo Rocha) em um primeiro momento não acredita que Eurico tenha inventado uma desculpa: "Por que ele iria mentir a respeito?". E Feliciano (Leopoldo Pacheco) sentencia. "Se a Marilda tivesse algo grave, iam avisar você que é médico", aponta. Nisso, Milu (Zezé Polessa) conclui que está havendo de fato uma traição. "Pra mim, Eurico está nos traindo e passou pro lado da Valentina falando pra ela sobre fonte, sobre irmandade, sobre tudo!", garante. O médico faz coro com a mística em relação à vilã, que já revelou para Olavo (Tony Ramos) o poder curativo das águas. E Gabriel confirma a dedução da comerciante. "Foi justamente por isso que chamei vocês aqui. Minha mãe já sabe dos poderes curativos da água e falou pra mim com todas as letras que quer botar a mão nela pra fazer dinheiro", afirma o mocinho, já ameaçado pela mãe por conta das águas poderosas. "Agora é pra valer! Só comigo morto ela chega nessa água", completa, decidido. Por sua vez, a dona do cabaré afirma que o prefeito ganhou uma bolada para trair a irmandade.
Quanto estiverem juntos, Valentina vai protestar pelo aliado ter faltado ao compromisso da seita. "Eu traí a irmandade, Valentina! Estou aqui, contando nossos segredos todos pra você! Com que cara vou aparecer diante dos outros?", questiona. Mas a mãe de Gabriel, já separado de Luz (Marina Ruy Barbosa) por decisão da ruiva, minimiza. "Com a mesma cara deslavada de sempre", dispara. E a megera explica: "Vai lá, sim... Primeiro pra não despertar suspeitas sobre as suas, digamos assim, novas intenções. E segundo para me contar depois tudo que aquele bando de idiotas quer fazer", acrescenta.
Enquanto isso, os guardiães vão discutir sobre o que fazer com a vilã. "Eu devia prender ela... Ou Eurico! Ou os dois!", propõe Machado (Milhem Cortaz ). Mas Feliciano pondera. "Sob qual acusação? Arriscava isso dar um bafafá e todo mundo ficar sabendo da água", alerta. "Temos que pensar no que vamos fazer agora", indica o ex-noivo de Laura (Yanna Lavigne). Em forma de gato, León (Eduardo Moscovis) mia para avisar que o prefeito está por perto. "Vão repetir para mim tudo o que já falaram", determina o pai de Geandro (Caio Blat). Ao ser alvo de perguntas a respeito da saúde da mulher, o político despista. Quem toma a iniciativa de puxar o assunto é Milu. "O motivo de estarmos todos aqui é...", inicia.
Só que o filho de Valentina interrompe a esotérica e mente. "Acertar os detalhes da minha cerimônia de posse! A lua cheia está quase aí", fala o rapaz, revoltando o prefeito. "Essa urgência toda era por causa disso?", pergunta, indignado. "Tem outros assuntos também", ressalta Milu, interrompida agora por Feliciano. "Apenas detalhes! O guardião-mor já falou tudo o que tinha que falar", diz o mendigo, entrando no plano de Gabriel. "Isso aí, já está tudo acertado pra cerimônia. Tarefas divididas e tudo o mais", completa Ondina. Então, o político questiona: "Eu faço o quê no dia, então?". "Como você não estava aqui, acabou ficando sem tarefa", finaliza o morador de rua.
Leia também sobre a novela "Espelho da Vida": Danilo soca Eugênio e Cris rompe noivado com Alain
(Por Guilherme Guidorizzi)