Na novela "Novo Mundo", Thomas (Gabriel Braga Nunes) vai mostrar que é capaz de tudo contra a mulher, Anna (Isabelle Drummond), para ficar com a guarda da pequena Vitória, mesmo não sendo sua filha biológica. O crápula acusa a escritora de não estar em pleno uso de suas faculdades mentais durante uma audiência na embaixada. Como a mocinha está sob a proteção do Príncipe, Thomas usa deste artifício porque sabe Anna voltará para sua casa atrás da criança, se perder a custódia da menina.
Desde que registrou Vitória sabendo que ela é filha de Joaquim (Chay Suede), o intuito de Thomas era manter Anna presa a ele. Quando estiver diante de um ministro da Inglaterra, o mau-caráter ataca a escritora, bancando a vítima: "Minha esposa está vivendo em pecado com um homem casado. Apesar de tudo, eu estaria disposto a conceder o perdão a ela. O que reivindico são os meus direitos de pai. Quero ter a oportunidade de criar a minha filha num ambiente familiar".
Para completar seu discurso do pobre marido de uma adúltera, o assassino do pai de Anna declara durante a audiência, na tentativa de que convencer o ministro de que a inglesa não tem condições de criar a filha: "Sei que Anna não está em pleno uso de suas faculdades mentais". Na tentativa de se defender, a jovem conta tudo que passou nas mãos do oficial enquanto vivia em sua casa, e pede que o ministro lhe conceda a separação.
De nada adianta as acusações de Anna contra o vilão, pois o ministro da embaixada decide dar a guarda de Vitória a Thomas, que se regozija, triunfal. Para não deixar a filha relegada aos maus tratos do marido, a escritora então volta para a casa do oficial, onde vai levar uma surra de cinto, mas também descobrirá uma nova e importante aliada.
A trama de época vem sendo reprisada na faixa das seis há quase quatro meses em virtude do adiamento de "Nos Tempos do Imperador". O folhetim agora só deve estrear em março do ano que vem, uma vez que os trabalhos só serão retomados em janeiro. Até lá, a Globo deve reprisar outra novela. O mesmo deve ocorrer às nove assim que "Amor de Mãe" chegar ao fim - a previsão é que a história seja encurtada em aproximadamente 20 capítulos. As gravações terão reinício ainda este mês com diversos protocolos de segurança.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)