A Globo deve cortar a novela "Amor de Mãe" em quase 30 capítulos por conta da pandemia do novo coronavírus. A emissora carioca tem planos de retomar os trabalhos nos próximos dias após quatro meses de estúdios fechados. Outros protocolos de segurança serão feitos além da inclusão de beijos virtuais no lugar da troca de carinhos reais, informa a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo" nesta quinta-feira (9).
Os atores com mais idade não vão participar de externas e nem contracenarão com crianças. Já aqueles que deixaram o Rio de Janeiro durante a quarentena, que se aproxima do 130º dia, podem ficar de fora da segunda temporada. Outro plano da Globo é levar a equipe da trama de Manuela Dias para um hotel até o fim das gravações. Da mesma forma que "Salve-se Quem Puder", a autora precisou reescrever capítulos para adequar ao "novo normal" - ou seja, cenas com poucos atores.
Além disso, as tramas paralelas ao drama de Lurdes (Regina Casé) e sua busca ao filho perdido devem ser reduzidas para se priorizar a história principal. Quando "Amor de Mãe" saiu do ar, Thelma (Adriana Esteves) cometeu seu primeiro assassinato e iria capítulos mais tarde matar pela segunda vez. O folhetim ainda terá que lidar com a morte de Filipe Duarte, ator português vítima de infarto e que dava vida a Gabo, par da vilã. A Globo pensa em fazer apenas mais 25 capítulos da trama das nove. Inicialmente, "Amor de Mãe" teria nove semanas pela frente até acabar no dia 22 de maio - ou seja, 53 capítulos. Vale lembrar que "Malhação" também foi encurtada por conta da pandemia de Covid-19.
Qualquer que seja o cenário de "Amor de Mãe" já se sabe que sua sucessora inédita, "Um Lugar ao Sol", ficará para 2021. Assim, "A Força do Querer" deve voltar para a grade três anos após sua exibição original. Na faixa das seis o protocolo tem tudo para se repetir com uma outra reapresentação vindo após "Novo Mundo" e antes de "Nos Tempos do Imperador", que seria exibida de março a setembro, quando daria lugar a "Além da Ilusão". O folhetim histórico tem previsão de recomeçar os trabalhos somente em janeiro. Já às sete, "Salve-se..." ganhará novos personagens na retomada. As gravações devem recomeçar ainda este mês, mas o folhetim só retornaria à grade em novembro. A nova temporada de "Malhação", batizada de "Transformação", também ficou para o próximo ano.
(Por Guilherme Guidorizzi)