Solano López (Roberto Birindelli) vai decidir não se render nos últimos capítulos da novela "Nos Tempos do Imperador" apesar de intimação de Caxias (Jackson Antunes ). O aliado de Tonico (Alexandre Nero ), que verá Dolores (Daphne Bozaski) atirar em sua decisão, afirma que lutará até o fim na trama das seis, que chega ao fim no próximo dia 4, dando lugar a partir do dia 7 a "Além da Ilusão".
Em cenas previstas para esta sexta-feira (28), o ditador paraguaio se revoltará com uma carta de Luís Alves de Lima. "Quem ele pensa que é para exigir uma coisa dessas? Que eu deponha as armas e me renda. Se Caxias escreveu isso, é porque estão se sentindo ameaçados! Vou escrever a minha resposta a ele: rendição jamais!", afirma o marido de Elisa (Lana Rhodes), preocupando a mulher.
"Vamos enfrentar um novo combate com os Aliados nessas condições?", pergunta. "Nem morto eu fugirei do combate! Ainda tenho a minha cavalaria para lutar até o fim e acabar com eles! Que venham os Aliados!", frisa Solano, no folhetim de época, antecipa o colunista Daniel Castro.
Elisa no entanto vai ficar mais aflita. "Em pouco tempo, estaremos cercados por todos os lados! E eles estão em número muito maior!", diz Elisa, suplicando para o marido rever sua decisão. "Quero continuar viva! Com você vivo também! Faça isso por nós!", implora a irlandesa.
A decisão de Solano não convence muito Samuel/Jorge (Michel Gomes), que irá se casar com Pilar (Gabriela Medvedovski) no front. "Resta saber o que ele vai fazer quando tomarmos o forte. As tropas já estão reunidas, amanhã atacamos!", frisa o engenheiro, que ao lado da mulher irá atrás da testemunha do assassinato de Ambrósio (Roberto Bonfim).
Também nessa reta final, a irmã de Leopoldina (Bruna Griphao) finalmente vai saber que o pai, Pedro II (Selton Mello), tem um caso com Luísa (Mariana Ximenes). Isso ocorre quando a princesa escuta briga do imperador com Tonico. Fora de si, a futura autora da Lei Áurea (1888) vai colocar para fora da Quinta a sua antiga preceptora.
Não satisfeita, Isabel (Giulia Gayoso) ainda humilha o pai pela traição à mulher, Teresa (Letícia Sabatella). "Agora vejo que não passa de um homem como outro qualquer, seduzido e enfeitiçado por uma mulher", dispara a princesa sem conseguir as lágrimas de revolta.