A novela "Nos Tempos do Imperador" vai dar um salto no tempo e mostrar a chegada de Pierre (Gabriel Falcão), um príncipe que será disputado pelas irmãs Leopoldina (Bruna Griphao) e Isabel (Giulia Gayoso), esta pretendente do nobre. As cenas vão ao ar na semana que vem, conta o portal "ArteBlitz". Enquanto isso, na outra ponta da trama de época, Pilar (Gabriela Medvedovski) recebe um "não" ao propor casamento com Tonico (Alexandre Nero) para salvar sua irmã de ter que se unir ao político.
E será a médica quem irá inspirar Leopoldina a fazer uma faculdade. Por isso, a filha de Pedro (Selton Mello) até se diverte com o nervosismo de Isabel em conhecer Pierre. Porém, tudo vira de perna para o ar quando o príncipe dá as caras na Quinta da Boa Vista. A jovem nem disfarça que ficou interessada no pretendente de sua irmã.
Ao mesmo tempo, Pierre dispensa a formalidade com Pedro. "Posso dispensar o "sua Majestade Imperial bla, bla, bla" e chamá-lo apenas de "meu tio", não é?", questiona para surpresa do imperador. E acaba se atrapalhando ao se dirigir às primas. "E essas duas beldades de certo são minhas primas! Deixem eu adivinhar! Isabel e Leopoldina!", fala apontando uma no lugar da outra e pedindo um abraço das garotas, que irão sair às escondidas com ele.
Decidido, Pierre se mostra disposto a rodar o país com as primas. "Se meus tios não se opuserem!", pondera, ouvindo de Teresa (Letícia Sabatella) que as garotas não têm o hábito de saírem à noite. Para contornar a situação, o nobre pergunta do próximo baile no palácio e se classifica como ótimo dançarino mostrando sua habilidade, provocando riso em Isabel e Leopoldina.
"Ele é simpático, mas o seu falatório está me deixando tonta", diz Teresa. Um pouco depois, Isabel mostra-se empolgada com o possível futuro marido ao fazer planos de casamento, mas é "cortada" pela irmã. "A não ser pelo fato de ele não ter demonstrado nenhum interesse especial nesse casamento", dispara. A outra retruca e alega que Pierre quer sim o casamento pois do contrário não teria deixado as Forças Armadas.
Luísa (Mariana Ximenes) interrompe e afirma que o casamento ainda é uma possibilidade. "Além do quê, pode acontecer de ele se interessar por outra pessoa. Por mim, por exemplo!", cutuca Leopoldina para revolta da irmã, com quem passa a bater boca.
E a preceptora e amante de Pedro de novo acalma as duas. "Sei que estão na idade de sonhar com príncipes encantados, mas suas altezas devem lembrar que um casamento real é, antes de tudo, um arranjo político, um acordo em que amor, paixão, infelizmente nem sempre tomam parte. Portanto, eu as aconselharia a não cultivarem ilusões de uma princesa de contos de fada", lembra no folhetim sequência de "Novo Mundo" (2017).