Na penúltima semana da novela "Nos Tempos do Imperador", Pilar (Gabriela Medvedovski) vai conseguir fugir do domínio de Solano López (Roberto Birindelli). O ditador paraguaio faz a mocinha refém quando ela se perde na guerra e acaba parando no acampamento rival. E já livre do vilão, a protagonista da trama das seis se reencontra com Samuel (Michel Gomes) e se declara ao noivo.
O folhetim de época chega ao fim dia 4 e se nada mudar a partir do dia 7 dará lugar a "Além da Ilusão" - na faixa das nove, a estreia de "Pantanal" passou de 14 para 28 de março em virtude da nova onda de coronoavírus. Já em "Nos Tempos...", Pilar só se salva de Solano graças à ajuda de Elisa (Lana Rhodes), mulher do ditador.
"Solano está obcecado, isso não vai acabar bem. Vou ter que me livrar de você", afirma a irlandesa, segundo o colunista de TV Daniel Castro. O plano de Elisa será simples fazer que Pilar se passe por um homem em cenas que passam a ir ao ar dia 24.
Para isso, a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) ganha um penteado com rabo de cavalo e depois tem parte os fios cortados a faca, fazendo-a entrar em desespero. "Meu cabelo! Por que cortou meus cabelos?", questiona a filha mais velha de Eudoro (José Dumont). Depois, como parte do plano surgirá usando roupas masculinas.
E a própria Pilar ficará em dúvida se o disfarce vai funcionar. "Assim espero. Se descobrirem que é uma mulher, não vai durar muito, sozinha nessa guerra", responde Elisa mostrando uma certa desconfiança da própria ideia. "Obrigada por salvar a minha vida", festeja a noiva de Samuel.
Só que a mulher do ditador lembra ter ajudado Pilar por puro interesse. "Estou fazendo isso por mim, não por você. Vá! E trate de encontrar logo esse tal de Samuel", exige Elisa no folhetim que é uma sequência de "Novo Mundo" (2017).
Ainda nessa reta final, Tonico (Alexandre Nero) vai levar um duro golpe ao ser surpreendido por Nélio (João Pedro Zappa), que surge vivo no gabinete de Pedro (Selton Mello) após denuncia-lo por vários crimes. Querendo rever Dolores, o rapaz - com sequelas por cair de um abismo - até chega a fazer um pacto com o vilão.
Já o dono do jornal "O Berro" decide se livrar de Adelaide (Ana Barroso), a comerciante que ajudou Nélio a se recuperar. Por isso, ele encomenda sua morte a Borges (Danilo Dal Farra).