Na novela "Nos Tempos do Imperador", uma nova etapa da Guerra do Paraguai vai reservar momentos de tensão para Pilar (Gabriela Medvedovski) quando a mocinha despertar a paixão no ditador Solano López (Roberto Birindelli). "Minha primeira escrava", dispara o paraguaio ao capturar a médica em cenas que começam a ir ao ar semana que vem, já na reta final da trama as seis, que acaba dia 4 de fevereiro.
Ainda nessa fase de confronto com os paraguaios, Bernardinho (Gabriel Funtes) acaba morrendo após o exército brasileiro ocupar a capital vizinha e ser atingindo por um rival. Já a noiva de Samuel/Jorge (Michel Gomes) decide partir para o confronto como voluntária no socorro aos feridos ao lado de Ana Néri (Cyria Coentro) só para se aproximar do engenheiro.
Mas a irmã de Dolores (Daphne Bozaski), perto de conseguir escapar do hospício, se perde e vai parar no acampamento dos homens de Solano, que por sua vez a captura. "Gosto de gente assim: com muita coragem e pouco juízo. Seus amigos tiveram mais sorte, escaparam. Qual seu nome?", questiona o marido de Elisa (Lana Rhodes) para Pilar.
Depois, o ditador fica em dúvida para qual fim dar à brasileira, na novela a ser substituída por "Além da Ilusão". "Não sei. Matar? Prender? Fazê-la de escrava. Brasileiros gostam tanto de ter escravos. Acabo de ganhar a minha primeira escrava", afirma o vilão antes de obrigar a médica a socorrer os oficiais feridos de seu país.
Ardilosa, Pilar aproveita que se aproximou da tropa inimiga e ouve quando Solano fala que tem um amigo no Brasil, porém ela não consegue chegar até a identidade de Tonico pois Elisa a impede. Ao mesmo tempo, a mulher do ditador nota que o marido passa a mostrar muito interesse em Pilar e decide ficar atenta.
Não demora para Solano decidir partir para cima da médica ao inventar um mal-estar. "Preciso dos serviços da doutora. Tenho sentido uma dor aqui no peito, na altura do coração", diz. Ele aproveita quando Pilar pega um aparelho para lhe atender e a agarra. "O que o senhor está fazendo?", pergunta a mocinha já apavorada.
"Você sabe muito bem o que eu quero", retruca o aliado de Tonico. Só que Elisa acaba defendendo Pilar ao chegar nesse instante. E de quebra em outra ocasião ameaça o marido ao vê-lo com a brasileira na história que teve final alterado por conta da Covid-19.